PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quinta, Oct 23rd

Últimas atualizações09:54:58 PM JST

Você está aqui Vida e Estilo Beleza Depilação a laser

Depilação a laser

depilacao_a_laser

De APPEASE RELAXATION - Por Julio Toguchi

Se você faz parte do grupo de mulheres ou homens que sofre com uma massa de fios rebeldes, escuros, grossos, encravados ou espalhados pelo corpo todo, a depilação a laser pode solucionar os seus problemas.

Ao final de algumas sessões tem-se a possibilidade de terem desaparecido praticamente 100% dos seus pêlos. Além disso, já na segunda sessão seus pêlos vão estar mais claros e mais finos. Outra boa notícia, é que, a maioria dos aparelhos de depilação a laser, em geral, além de enfraquecer a raiz do pêlo também clareia marcas escuras, das regiões agredidas por aparelhos depilatórios ou giletes. Outro benefício é o fechamento de poros dilatados ou abertos.

 

COMO FUNCIONA??
Ele elimina o pêlo porque a energia em forma de luz é captada pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração, essa energia térmica destrói ou retarda a capacidade do folículo de produzir um fio novo. Os que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais claros e finos. Quanto mais escuro o pêlo, melhor o resultado com o laser.

A APLICAÇÃO DÓI ??
Depende muito da sensibilidade da pessoa, se você já está acostumada a depilar com cera não vai doer tanto assim, mas saiba que há um certo desconforto em cada disparo do feixe da luz do aparelho. Quanto mais fina e sensível for a pele, maior sensação de desconforto.

COMO FICA A PELE NAS PRIMEIRAS SESSÕES??
O local fica quente e vermelho, em alguns casos posteriormente, podem escurecer e formar uma leve camada de células mortas, que podem desaparecer em questões de dias.

SE EU TIVER POUCOS PÊLOS, POSSO ELIMINAR EM UMA SESSÃO??
Não porque os pêlos são destruídos durante a fase de crescimento. Mesmo em uma sessão com poucos fios, parte estará crescendo, parte em repouso. As sessões são realizadas a cada 30 a 45 dias para que possam atingir os pêlos nas duas fases. Lembrando que na pele, não temos o ciclo do pêlo igual em todos os poros, um pêlo pode estar na fase jovem, outro na adulta e outro na madura mesmo estando no mesmo local.

QUE REGIÕES PODEM SER DEPILADAS??
Qualquer região, como face, buço, sobrancelha, pescoço, seios, abdômen, virilha, ânus, orelha, braços e pernas.

OS HOMENS PODEM SER BENEFICIADOS??
Claro, principalmente os atletas cujos pêlos poderiam atrapalhar um melhor rendimento ou homens que gostariam de se ver livres da barba, por estética ou por terem pêlos encravados. Porém o resultado nos homens é mais demorado por terem pêlos mais grossos e o valor também é um pouco mais caro aqui no Japão.

QUANTO TEMPO DURA CADA SESSÃO??
A ponteira do laser é de 18 mm, fazendo com que o procedimento seja muito rápido. Um bigode dura menos que cinco minutos, uma face total em torno de 20 minutos e a axila em torno de 10 minutos. A vantagem também de uma ponteira grande, além da rapidez, é permitir uma penetração maior do laser, conseguindo atingir pêlos muito profundos como no bigode e queixo. O tratamento causa um pequeno desconforto local, mas é mais tolerável que a cera ou eletrólise.

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS??
Em cada sessão ocorre uma redução de 25% dos pêlos e os demais voltam a crescer enfraquecidos, portanto em duas sessões já se nota resultados satisfatórios.

QUAIS OS CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR ANTES DO TRATAMENTO??
No caso das mulheres, o ideal seria raspar 3 a 5 dias antes da depilação com a gilete, evitar o uso da cera ou aparelhos depilatórios, para que a maiorias dos pêlos estejam no comprimento ideal quando for submetido ao laser.O cabelo não precisa estar grande, apenas 1mm fora da pele já seria o suficiente para atrair a luz do laser. Já os homens devem cortar ou mesmo raspar os pêlos dois dias antes. Quanto mais branca for a pessoa e mais escuro o pêlo, melhor o resultado. Antes das sessões durante duas semanas não tome banho de sol, praia ou piscina. Após as sessões você poderá tomar banho de sol somente após 6 meses da ultima aplicação.
Outro cuidado seria o uso de remédios ou anticoncepcionais, você terá que mostrar a composição da droga, para que seu médico analise e avalie se há a possibilidade de ter alguma reação do seu remédio com a radiação do aparelho de depilação a laser, que em casos graves poderá ocorrer queimaduras no local.

EM PESSOAS DE PÊLOS BRANCOS O LASER FUNCIONA??
Aqui no Japão os dermatologista não aceitam consultas de pessoas com pêlos claros, pois como não têm a pigmentação do pêlo a eficácia do resultado é baixa.

GESTANTES PODEM FAZER A DEPILAÇÃO A LASER??
Não, as gestantes não podem fazer a depilação a laser pois pode comprometer a saúde da grávida e do bebê.

PESSOAS DE PELES MAIS ESCURAS PODEM FAZER DEPILAÇÃO A LASER??
Não, infelizmente no Japão eles não estão acostumados a tratar de peles mais escuras, a maioria dos hospitais acabam recusando o atendimento.

DURANTE O TRATAMENTO EU POSSO ME DEPILAR??
Não aqui no Japão os médicos proíbem o uso de depilação com cera, aparelho ou pinça, pela possibilidade de manchar a pele ou causar algum problema de pêlo encravado.
O que você pode fazer é passar a gilete pois nesse caso é o mais seguro e sua pele vai agradecer.

QUAIS OS CUIDADOS APÓS DEPILAÇÃO A LASER??
É bem provável que sua pele fique bem irritada após as sessões, é recomendado esfriar a região com uma toalha gelada varias vezes ao dia, caso a vermelhidão não suma dentro de 7 dias, você terá que passar por uma consulta com o médico que fez a aplicação do laser. Também é obrigatório o uso de um hidratante e um pror solar, principalmente no caso da depilação facial. Uma pele hidratada e protegida terá um ótimo resultado na textura após a eliminação de todos os pêlos. Na axila, evite o uso de desodorante durante dois dias após a depilação.

A DEPILAÇÃO A LASER É DEFINITIVA??
O termo DEFINITIVA não é apropriado pois entende-se que nunca mais existirá pêlo na região, porém qualquer que seja a opção de depilação é necessária uma manutenção.
Hoje muitos equipamentos conseguem chegar bem próximos desse ideal. Em um ano de tratamento, pode-se ter até 80% de pêlos eliminados,



maki-honda_footer