PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Recuperação econômica do Japão perde ritmo

yen

Dados indicam que a recuperação econômica do país pode estar perdendo ritmo surgiram hoje após a divulgação de queda do indicador de investimento futuro das empresas, queda da mais ampla medida do comércio do país e do nível de empréstimos bancários.

As encomendas do setor de maquinários, que exclui o setor de navegação e elétrico e é um sinalizador dos investimentos de capital das empresas, recuou 9,1% em maio, a maior redução desde agosto de 2008.

Esta foi a primeira queda do índice em três meses e segue-se a um aumento de 4% em abril. Economistas esperavam recuo de 3% no núcleo das encomendas.

Apesar dos dados sobre encomendas seja volátil e a queda de maio não deva mudar as expectativas de continuidade na recuperação gradual da economia japonesa, alguns economistas dizem que o fortalecimento do iene pode levar as empresas a investir menos.

O Ministério das Finanças declarou que o superávit em conta corrente do Japão caiu 8,1% em maio para 1,205 trilhão de ienes, refletindo queda das exportações, em parte em consequência da desaceleração dos efeitos das medidas de estímulo econômico no exterior. A previsão era alta de 0,8% no superávit, para 1,32 trilhão de ienes. No mês de abril, o superávit havia crescido 88%, para 1,242 trilhão de ienes. O superávit comercial cedeu em maio pela primeira vez no ano, em 0,6% para 391 bilhões de ienes. As exportações subiram ao menor ritmo em cinco meses.

Os empréstimos bancários, excluindo uniões de crédito, caíram 2,1%, em base anual, em junho, após cederem ao mesmo porcentual em maio, disse o Banco do Japão.

Fonte: Estadão


asaki-ueji_footer