PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

PDJ tem a chance de formar maioria na câmara na próxima eleição

pdj

O partido que atualmente governa o Japão, o Partido Democrático do Japão, tem uma grande chance de formar maioria na câmara alta do Parlamento nas próximas eleições de 11 de julho.

O chefe interino do comitê eleitoral do PDJ, Hajime Ishii, disse que os democratas têm uma oportunidade ímpar de adotar uma posição mais realista em questões fiscais, já que os eleitores estão preocupados com a dívida pública.

O apoio eleitoral ao Partido Democrático do Japão cresceu desde que Naoto Kan substituiu o impopular primeiro-ministro Yukio Hatoyama.

Se a votação fosse agora, conseguiríamos umas 50 cadeiras, mas ao longo do próximo mês, se apelarmos como partido governista, com políticas adequadas, e lutarmos nos distritos, obter uma maioria absoluta não é impossível, disse Ishii.

O partido precisa conquistar 60 das 121 vagas em disputa, sendo 242 no total,  para conseguir uma maioria que lhe permita aprovar projetos com tranquilidade, sem depender dos atuais ou futuros parceiros de coalizão.

A imprensa local diz que um manifesto eleitoral do PDJ que seria divulgado ainda na quinta-feira, proporia um debate bipartidário sobre reforma fiscal e elevação do imposto sobre consumo, deixando de lado o foco nos gastos públicos, que marcou a eleição geral de 2009.


asaki-ueji_footer