PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Partido governista deve convocar eleição no Japão

election

O Partido Democrático do Japão, PDJ, caminhava na quinta-feira no sentido de convocar uma eleição para a câmara alta do Parlamento para 11 de julho, na esperança de aproveitar o impulso em sua popularidade desde que Naoto Kan assumiu o posto de primeiro-ministro.

 

O PDJ continuará no poder independentemente do resultado da eleição, já que o partido tem a maioria das cadeiras na câmara baixa. Uma vitória por ampla margem no Senado facilitaria a aprovação de projetos importantes, inclusive para a redução da enorme dívida pública.

Vários parlamentares pediam pela antecipação da eleição para aproveitar a recém-eleição de Naoto Kan, depois da renúncia de Yukio Hatoyama.

O pequeno Novo Partido Popular (NPP), parceiro do PDJ, insistia em votar ainda na atual legislatura um polêmico projeto que reverte a privatização do sistema postal, o que exigiria a prorrogação da atual sessão legislativa. Se a legislatura se estender por mais duas semanas, em vez de terminar em 16 de junho, a eleição provavelmente ficará para 25 de julho.


asaki-ueji_footer