PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

O vírus da Influenza A (H1N1) no Japão já contaminou cerca de 120 pessoas

gripe_suina

O Japão começou a se dar conta da transmissão da gripe suína pelo surgimento do primeiro caso que segundo o governo foi contraído dentro do próprio país. Porém mais tarde surgem quatro novos casos, sendo que todos os infectados estiveram no Canadá (que até hoje teve 496 pessoas já com o virus). Levando em conta que a epidemia começou no México (com quase 3.000 casos), podemos notar que o vírus (H1N1) da gripe se espalha rapidamente por 39 países .

Prova disso foi que mais tarde outros 66 casos foram divulgados rapidamente aqui no Japão, e a maioria destes primeiros casos foram registrados em Kobe, província de Hyogo e Osaka.

No dia 17 de maio a OMS registra mais de 8.400 casos de Influenza A em todo o mundo e dezenas de mortes.

 

Mas hoje no Japão autoridades se preocupam seriamente e pedem calma ao informar o total de 120 casos.

“Nós precisamos ter cautela, mas com um tratamento rápido os pacientes podem se recuperar", disse o primeiro-ministro Taro Aso. "Nós precisamos agir de maneira calma e apropriada."

Inclusive já foi confirmado a gripe na China em sua capital Pequim que segundo o governo teve como principal causa uma Chilena vinda da Republica Dominicana neste sábado.

Contudo o número de mortes cessou desde então.

O Japão já começou a tomar medidas para evitar a proliferação do vírus (H1N1)e como a maior parte das pessoas contaminadas são estudantes do ensino médio(que chegou num total acima de 80), já foi ordenado o fechamento temporário das (mais de 2.000) escolas nas regiões mais afetadas como Kobe e Osaka ambas localizadas no centro do país.

No Brasil, até sábado o ministério da saúde tinham 25 suspeitas, mas hoje o número cai para 22 e se mantém com 8 confirmações.

As suspeitas estão sendo fortemente investigadas em nove estados e no distrito federal, sendo eles Minas Gerais com a maior parte dos casos (7) são Paulo (6) distrito federal (2) Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rondônia.


asaki-ueji_footer