PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Novo premiê japonês será eleito nesta sexta-feira

quem será o proximo premiere

O Partido Democrático (PD) do Japão elegerá na sexta-feira, 3, o novo Primeiro-ministro para substituir Yukio Hatoyama. Um dos principais candidatos à vaga é Naoto Kan, atual vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, mas até a data podem ser lançadas outras candidaturas.

Na apresentação oficial, Naoto Kan se comprometeu a continuar às mudanças solicitadas pela população durante as eleições. Uma das principais reivindicações populares é a redução da presença militar dos EUA em Okinawa. Kan também defendeu uma política limpa de escândalos financeiros e afirmou que seu objetivo é buscar uma economia forte para o Japão.

Yukio Hatoyama, de 63 anos, renunciou na última quarta-feira ao cargo de chefe do governo japonês após oito meses e meio, ao qual chegou com revolucionárias promessas de mudança para um país governado durante 54 anos pelo conservador Partido Liberal-Democrata (PLD).

Por causa da baixa popularidade, Hatoyama renunciou também como presidente do Partido Democrático, posto no qual será substituído em uma eleição interna de seu partido, como ocorreu desde 2006, no caso de seus três antecessores, Shinzo Abe, Yasuo Fukuda e Taro Aso, todos eles do PLD.

Apenas dois políticos mostraram interesse em suceder Hatoyama: o favorito Kan, de 63 anos, e Shinji Tarutoko, de 50 anos, presidente do comitê parlamentar do Meio Ambiente.


asaki-ueji_footer