PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Hamamatsu em alerta contra novo tipo de influenza

atendimento

Quarta, 13 de maio de 2009

Da Redação

Com o surgimento de casos confirmados da gripe suína no Japão, o centro de saúde de Hamamatsu abriu uma linha de telefone para atender casos relacionados ao novo tipo de influenza, conhecido mais como gripe suína.

O telefone é: 053-453-6118 (somente para quem reside em Hamamatsu)

Atendimento em português em dias úteis: das 8:30 às 17:15

No horário noturno o atendimento é feito somente em japonês.

Os sintomas do novo tipo de Influenza são semelhantes ao da gripe comum, febre acima de 38 graus, tosse, espirro e dores no corpo. Ao apresentar alguns dos sintomas, pricipalmente se a pessoa veio de alguma viagem do exterior deve ligar no telefone acima, antes de preocurar um médico.

Desde que o telefone foi disponibilizado, a partir do dia 26 de abril até o dia 11 de maio, mais de 200 consultas já foram feitas, mas nenhuma por estrangeiros.

Harumi Ito - Chefe da Divisão de Prevenção e controle sanitário, explica que os casos confirmados no Japão são isolados, mas que todos devem se cuidar principalmente se teve contato com alguém que chegou de viagem do exterior, pois o vírus demora de 02 a 10 dias para se manifestar. "Os casos do Japão são 04 até o momento, foram detectados nos aeroportos, eles não chegaram a sair do aeroporto, são passageiros que chegaram de viagem", explica a chefe do Centro de Saúde de Hamamatsu.

lavando-maos

mascaras

Entre os cuidados que se devem tomar, estão o uso de máscaras em locais públicos, em locais com grande concentração de pessoas, como aeroportos, estações de trem e de ônibus. Lavar durante 30 segundos no mínimo as mãos, pricipalmente entre os dedos e as unhas.

responsaveis-secao

A responsável pelo grupo de doenças contagiosas do Centro de Saúde de Hamamatsu, Murai Fumi, explixa que os brasileiros e outros estrangeiros devem tomar também bastante cuidado, pricipalmente se fizerem escala em algum país com casos confirmados da doença. "Nos aeroportos, e durante a viagem é recomendável usar máscaras por segurança", afirma Murai.

O novo tipo de vírus, conhecido por gripe suína, começou no méxico e já somam mais de 5 mil infectados (dados da OMS - Organização Mundial de Saúde), com 53 mortes em todo o mundo. Além do México os países com maior número de contaminados são os EUA e Canadá. Ainda não há cura para o novo tipo de Influenza, apenas tratamento. Apesar do nome, gripe suína, o vírus não é transmitido pela comida. O governo mexicano e a OMS, descartam qualquer risco de infecção ao ingerir carne de porco, desde que esteja bem cozida, na temperatura de 71 graus C, assim o vírus e bactérias são destruídas.

mapa


asaki-ueji_footer