PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Governo japonês marca eleições do Senado para 11 de julho

eleicoesjao

O governo japonês, sob o comando do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, decidiu nesta quarta-feira, 16, que as eleições que decidirá a metade dos 242 assentos do Senado serão realizadas no próximo dia 11 de julho.

O gabinete do premiê tomou a decisão em uma reunião extraordinária depois do período de sessões no Parlamento japonês. A data corresponde ao que vinha sendo planejado nas últimas semanas. As campanhas eleitorais para as eleições iniciarão no dia 24 de junho.

As eleições são vistas como o primeiro desafio do governo de Kan, que assumiu o poder após a renúncia de Yukio Hatoyama. O antigo premiê deixou o poder após sua popularidade despencar depois da decisão de manter em Okinawa, no sul do Japão, uma base militar americana, contra o que havia prometido durante a sua campanha eleitoral.

O Partido Democrático, de Kan e Hatoyama, tem maioria absoluta na Câmara Baixa e só controla a Câmara Alta por causa das alianças com outros partidos. O grupo teme que uma derrota nas eleições de 11 de julho acabem com suas iniciativas legislativas.

O Partido Democrático conquistou o poder em agosto do ano passado, com uma histórica vitória eleitoral que acabou com mais de meio século de poder do Partido Liberal Democrata, hoje principal força da oposição.


asaki-ueji_footer