PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Eco-Point - エコポイント

rotulo-economia

Como medida para reduzir a quantidade de CO2 lançado na atmosfera, o Ministério do Meio Ambiente do Japão lançará a campanha Eco Points (エコ ポイント) no país. A campanha funcionará como um incentivo para troca de geladeiras, ar-condicionados e televisores antigos que possuem uma alta taxa de emissão de CO2, por aparelhos novos com o rótulo ecológico (selo de economia de energia com valores em estrelas) que estão sendo colocados desde abril de 2008. Quanto mais estrelas o rótulo possuir, menor será a emissão de poluentes assim contribuindo para um mundo menos poluído.

Os aparelhos eletrônicos são responsáveis por 7% do CO2 lançado no ar. Os aparelhos acima citados são responsáveis por 5% desse total, sendo assim, o governo pretende trocá-los o mais rápido o possível incentivando a população com programas como o Eco-Point.

O Eco-Point funcionará como um sistema de acumulação de pontos, onde o cliente compra o aparelho e se inscreve no sistema Eco-Point na própria loja (a inscrição também poderá ser efetuada pelos correios ou internet). Em seguida ele receberá o Hagaki (cartão postal) e um formulário indicando a quantidade de pontos acumulados que poderão ser trocados por cupons de desconto e gift cards, e cada vez que um novo aparelho for comprado, os pontos serão acumulados caso a pessoa não troque pelos prêmios.

Caso o cliente decida fazer o cadastro pela internet (http://eco-points.jp) ou pelos correios, será necessário as cópias da garantia, recibo ou nota fiscal e da taxa de reciclagem (caso a pessoa utilize o sistema de reciclagem). Todas as cópias devem conter a data da compra, nome da loja e o código do produto. As incrições serão feitas a partir do dia 1 de julho de 2009 até dia 30 de abril de 2010. As compras que foram feitas a partir do dia 15 de maio de 2009 serão válidas até dia 31 de março de 2010. O período para troca dos pontos é a partir do dia 01 de julho de 2009 até o dia 21 de março de 2012.


asaki-ueji_footer