PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Dia Mundial sem Tabaco

maquina-tabaco

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Criado em 1987 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o dia é articulado em 192 países e tem como objetivo atrair a atenção de todos sobre doenças e epidemias causadas pelo consumo de cigarros, charutos, cachimbos entre outros derivados do fumo.

O fumo introduz mais de 4.700 substâncias tóxicas em nosso organismo (entre elas nicotina, alcatrão e monoxído de carbono), é responsável por 30% das mortes por câncer e também é o grande causador do câncer de laringe, que mata em média de 3.500 pessoas por ano no Brasil. Por ano morrem cerca de 5 milhões de pessoas vítimas do fumo, sendo que 5.000 delas são não-fumantes.

A China é o maior consumidor e fabricante de tabaco no mundo e a OMS classifica o país como "bomba relógio", por causa de seus 320 milhões de "fumantes". Em seguida vem a India, Indonesia, Rússia e os Estados Unidos que é o segundo maior fabricante de tabacos do mundo. O Japão é o sexto colocado e em seguida vem o Brasil no ranking da OMS de consumo de tabaco, ambos países tem uma grande consciência sobre alertar a população sobre os males do tabagismo.

Para diminuir a quantidade de menores de idade fumantes no país, o governo japones adotou um sistema de cartões chamados de "Taspo". O Taspo funciona como um cartão pré-pago para efetuar compras em máquinas de cigarros espalhados pelo país, mas para obte-lo é necessário um cadastro mediante carteira de indentidade ou documento que comprove a idade do requerente, assim impossibilitando menores de idade de comprar o produto.

A OMS este ano terá como tema as imagens impressas nos maços de cigarro com vítimas do tabagismo, e campanhas para gestantes adeptas ao tabaco. Fora o Brasil, mais 4 países aderiram a campanha, Bélgica, Roménia, Reino Unido e Suíça.

Abaixo segue o vídeo de uma companhia japonesa sobre o Dia Mundial sem Tabaco.

 

 


asaki-ueji_footer