PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Banco Central do Japão anuncia empréstimos a bancos

japanese-currency

O presidente do Banco do Japão enfatizou nesta terça-feira, a necessidade do novo governo do país asiático ganhar a confiança dos investidores que pode controlar seus débitos. Segundo o Banco, os mercados financeiros ainda não foram convencidos sobre os esforços da Europa para lidar com sua dívida.

O Banco Central do Japão ainda informou nesta terça-feira que emprestará até 3 trilhões de ienes a bancos comerciais sob um novo programa de financiamento que irá direcionar dinheiro para indústrias com potencial de crescimento.

O BC pretende começar a emprestar a partir de abril e aceitará pedidos até março de 2012. Os problemas fiscais na Europa e as crescentes preocupações dos mercados sobre os riscos para a dívida soberana levaram o novo primeiro-ministro, Naoto Kan, a fazer da administração da dívida, que atualmente é o dobro do Produto Interno Bruto (PIB) do país, sua prioridade.

As agências de rating ameaçaram cortar a avaliação da dívida do Japão, a menos que o país anunciasse um plano de redução. Mas, apesar da elevada quantia de dívida, não há preocupações sobre a habilidade do Japão de financiar seus déficits no curto prazo devido à ampla poupança doméstica.


asaki-ueji_footer