PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Você já justificou seu voto?

eleicoes2008

Se você não votou no primeiro turno e ainda não justificou sua ausência, você tem 60 dias para justificar. Os 60 dias começam a contar a partir da data de votação de cada turno, a justificativa assim como a votação é obrigatório para todo cidadão brasileiro residente no exterior.

Para justificar sua ausência no dia da votação, o eleitor deve preencher um formulário de justificativa ou comparecer no Consulado do Brasil. O formulário deve estar devidamente preenchido e terá que ser enviado pelo correio ou entregue no próprio consulado. O documento deve ser entregue juntamente com uma cópia de um documento brasileiro como por exemplo o RG, CIC, ou o titulo de eleitor. Dados incorretos e formulários não preenchidos corretamente não serão aceitos como justificativa.

Segundo o Consulado, o eleitor que não votar por três vezes seguidas e não justificar a ausência terão seus títulos cancelados, o que poderá impedir a renovação e emissão de passaportes, a regularização do CIC entre outras sanções.

O voto é facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos incompletos e também para pessoas com mais de 70 anos ou para pessoas com deficiência física, mental, ou outro motivo que torne impossível o cumprimento com a justiça eleitoral.

O eleitor que não regularizou a situação eleitoral em 2010 não poderá votar, os novos títulos e regularizações deverão ser feitas após o término do 2º turno das eleições, que neste ano de 2010 será após o dia 10 de novembro.

Fonte: R7


asaki-ueji_footer