PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Sacolas plásticas não poderão ser usadas como sacos de lixo em Hamamatsu

eco bag

Hoje, folheando o boletim informativo de Hamamatsu me deparei com 3 páginas inteiras sobre o uso dos sacos plásticos e seus males para o meio ambiente.

Segundo o boletim, a partir de abril deste ano, os sacos plásticos (レジ袋 - reji bukuro) que geralmente se recebe nos caixas de supermercados não poderão ser usadas como sacos de lixo (ゴミ袋 - gomi bukuro). A medida será tomada para diminuir o impacto sobre o meio ambiente e combater o aquecimento global. Desde 2007, muitas redes de supermercados do Japão começaram a cobrar por sacolas incentivando assim o uso do famoso Eco Bag (エコバッグ). Algumas redes não cobram as sacolas, mas quem é adepto ao uso do Eco Bag recebe um desconto ou pontos para serem trocados quando acumulados.

Muitas pessoas questionam a medida tomada dizendo que o não uso das sacolas é mottainai (desperdício), pois as sacolas são bem práticas e muitas lixeiras já são projetadas para o uso delas. Como no Japão também é mais comum encontrar sacos de lixo de 45 ou 50 litros, muitos alegam não produzirem tanto lixo em pouco tempo. Mas o que muitos não sabem é que a matéria-prima dos sacos plásticos é o polietileno, produzido a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes. Nosso amigo Alexandre Mauj do Lost in Japan escreveu um artigo muito bom sobre as sacolas plásticas que vale a pena ler clicando aqui. 


asaki-ueji_footer