PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Presença do Presidente Lula marca a III Conferência Brasileiros no Mundo

Brasileiros-no-Mundo_2010-Lula

Carlos Shinoda nomeado Presidente do Conselho dos Representantes Brasileiros no Exterior.

Nos dias 2 e 3 de dezembro foi realizada a III Conferência Brasileiros no Mundo no Palácio do Itamaraty do Rio de Janeiro. Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, sob coordenação do Embaixador Eduardo Gradilone, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior e do Presidente do Conselho dos Representantes Brasileiros no Exterior, Carlos Shinoda.

A Conferência foi aberta pelo Embaixador Antonio Patriota, Secretário-Geral das Relações Exteriores, que assumirá o posto de Ministro das Relações Exteriores substituindo o Chanceler Celso Amorim. Durante a cerimônia de abertura foram apresentados os 16 representantes eleitos e os suplentes. Os três titulares residentes no Japão são: Carlos Shinoda, Angelo Ishii e Newton Sonoki, e os suplentes são: Sandra Mieko Kudeken e Wilson Hayashida. Além dos representantes titulares e suplentes, outros residentes no Japão como Tetsuyoshi Kodama, Edilson Kinjo, Luis Azevedo, Carlos Zaha, Lilian Hatano, irmã Mori, entre outros membros da comunidade também participaram das reuniões.

Brasileiros-no-Mundo_2010

No primeiro dia os debates foram divididos em três grupos temáticos. No Grupo A foram discutidos os seguintes assuntos: Serviço e Assistência Consular; Assistência Social, Direitos Humanos e Gênero; e Saúde. No Grupo B foram discutidos: Políticas para as Comunidades Brasileiras no Exterior (perfil e apoio as comunidades); Previdência Social; Trabalho; e Temas Econômicos (remessas, empreendedorismo). No Grupo C foram discutidos: Educação; Ciência e Tecnologia; e Cultura e Comunicação.

No segundo dia houve a Sessão Solene com a participação do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, que formalizou a posse do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior. Lula em seu discurso falou com grande otimismo sobre o futuro da economia brasileira. "Garanto-lhes que em futuro próximo não haverá mais brasileiros que precisem sair do Brasil para sustentar suas famílias como aconteceu nas últimas décadas, e que somente viverão no exterior aqueles que criaram raízes, estudam ou trabalham no exterior porque querem.", afirmou Lula.

Em seguida os debates prosseguiram separados por cada região: Regiao 1 que abrange as Américas do Sul e Central, Região 2 que abrange a América do Norte e Caribe, Região 3 que abrange a Europa e Região 4 que abrange a Ásia, África, Oriente Médio e Oceatnia, onde foram discutidos temas globais e temas específicos de cada região.

Alguns assuntos geraram polêmica como a Casa do Trabalhador prevista a encerrar suas atividades neste mês de dezembro e sobre a necessidade de melhorar o sistema de votação nas próximas eleições para o CRBE, entre outros assuntos. Mas de forma geral o resultado foi bastante positivo, e o Ministério das Relações Exteriores junto com o CRBE irão editar os textos das reinvidicações acrescentando-as na Ata Consolidada das primeiras conferências e posteriormente divulgar o documento no site Brasileiros no Mundo. Desta forma, os brasileiros que não puderam estar presentes também poderão ver o conteúdo e opinar a respeito. Após essa etapa o documento que será a base do trabalho do CRBE junto ao governo brasileiro de tentar melhorar as condições dos brasileiros no exterior será finalizado.


asaki-ueji_footer