PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Potencializando os relacionamentos, Centro Multicultural de Hamamatsu realiza palestra de auto-compreensão

Takashi Inomiya e Tito Oshima

A palestra realizada no último domingo (14) contou com a presença do diretor do centro de psicologia e bem-estar de Hamamatsu, sr. Takashi Inomiya, que agradeceu a presença de todos e exaltou a preocupação do centro de psicologia e bem-estar com os estrangeiros, uma vez que muitos não sabem o idioma japonês portanto não tinham acesso a uma consulta psicológica.

O palestrante foi o psicólogo brasileiro Tito Oshima, que falou sobre os elementos que compõe o nosso ser (Personalidade, caráter e identidade), relacionamentos interpessoais, diferenças e relacionamentos familiares, resultado da herança familiar, divórcio entre outros assuntos que fizeram e fazem parte do cotidiano e também falou como as pessoas podem se reerguer de eventuais problemas.

O psicólogo explicou que os adultos se formam baseados no que foram seus pais, ou em quem os criaram, claro que há diferenças, mas que muitos dos conceitos comportamentais e até sentimento de culpa por alguma eventual frustração, normalmente estão ligadas ao laço afetivo de criação.

Tito Oshima também falou que há diferenças no funcionamento psíquico e mental de homens e mulheres, e que por isso há tantas diferenças entre ambos os sexos. Emocionalmente as mulheres tem mais necessidade de se expressarem, ou seja, conversar, desabafar com alguém, discutir o relacionamento com o parceiro, pois isso traz alívio para elas; Já os homens, tem mais dificuldades de se expressarem, por causa da formação neurológica diferente, apesar de terem os mesmos sentimentos, os homens preferem guardá-los.

Pessoas de diversas províncias compareceram a palestra

Intimidade

Para a mulher, intimidade sexual tem sentido quando relacionada ao amor, são atraídas por gestos afetivos e são mais sensíveis ao toque e palavras.Para o homem a expressão do amor está mais ligada a valorização das conquistas para estabilidade e são atraídos mais pelos estímulos e sentidos visuais.

Segundo o psicólogo, há também muita diferença no comportamento social de ambos os sexos, as mulheres por exemplo, tem necessidade de se sentirem seguras, precisam de uma rede social próxima, como familiares e amigos, além também de terem um espirito cooperativo maior, elas sentem necessidade de compreender o próximo e não gostam de hostilidade, e estão mais dispostas a abrir mão da competitividade em nome da paz e harmonia.

Já os homens necessitam de independência, precisam tomar atitudes sozinho e do desafio das conquistas.

Tito Oshima

Tito Oshima finalizou a palestra falando da dificuldade de compreensão entre homem e mulher, e que isso está ligado a formação neurológica de cada sexo, não que um não consiga compreender o outro, mas há uma desencontro de informações e que muitas vezes o homens tem dificuldade de entender as mulheres, e por isso há uma necessidade de analisar mais calmamente o que estaria ocasionando tal comportamento ou queixa vindo do sexo oposto, apesar de todas as diferenças ambos os sexos podem entrar em sintonia, basta um pouco de paciência e compreensão de ambas as partes.

O Centro Multicultural de Hamamatsu em parceria com o Centro de Psicologia, Saúde e Bem-Estar de Hamamatsu oferece consultas psicológicas gratuitas em português, as consultas são feitas com horário marcado, de terça a domingo das 9hr às 17:30hrs, para marcar a consulta basta ligar para 053-458-2310, o atendimento também é feito em português.


asaki-ueji_footer