PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Palestra mostra como desenvolver formas de prevenção contra catástrofes naturais e apresenta sistema de informações da prefeitura de Hamamatsu

seminario-prevencao-desastres012

Foi realizado no último domingo (27) no centro multicultural de Hamamatsu (HICE), um seminário sobre como desenvolver formas de prevenção contra catástrofes naturais.

O seminário foi organizado pela recém-criada Brazilian Network, que tem como intuito informar de maneira correta os membros da rede, contou também com o apoio do consulado geral do Brasil em Hamamatsu, que foi representado pelo vice-cônsul, Eduardo Fernandez, e da Prefeitura de Hamamatsu, através do secretário de gerenciamento de crises, Kitamura, que passou todas as informações sobre como evitar acidentes em terremotos e como se proteger de maneira correta.

Kitamura, falou sobre o terremoto que atingiu o Japão no dia 11 de março, que ocasionou o tsunami que devastou o nordeste japonês, e lembrou que Hamamatsu já sofreu com grandes abalos no passado.

Inevitavelmente foi falado sobre o tão esperado Tokai Jishin (Terremoto de Tokai), mesmo após esse grande terremoto que atingiu o Japão recentemente, o secretário deixou claro que ainda não é possível saber quando pode ocorrer o Tokai Jishin, mas que quando ocorrer acreditam que será possível avisar a população com aproximadamente 1 minuto de antecedência, através de diversas mídias, TV, rádio, jornais e por um serviço criado pela prefeitura de Hamamatsu que envia informações para o celular das pessoas que se cadastrarem no serviço.

seminario-prevencao-desastres004Público atento às explicações

Durante a palestra foi dada instruções de como se proteger caso ocorra um terremoto, foi lembrado também a necessidade de fixar os móveis nas paredes, através de adesivos e cintas que são vendidos em lojas de departamento, além de não deixar caixas e objetos que possam ferir pessoas em cima dos armários, já que a maioria das mortes e graves acidentes durante o terremoto ocorre devido a esses fatores e não apenas pelo abalo em si.

Foi destacado também a importância de ter sempre um kit terremoto (veja clicando aqui) que esteja facilmente acessível, além de roupas e documentos em uma bolsa pequena, porém, antes de tudo isso é importante que a pessoa se proteja durante o tremor, ou então todo esse preparo pode se tornar inútil.

Kitamura, também destacou que é importante ter uma boa relação com a vizinhança, uma vez que nesses casos pode ser necessário ter ajuda dos vizinhos, e uma das maneiras de estreitar essa relação pode ser através dos treinamentos contra catástrofes que em Hamamatsu ocorrem em setembro ou dezembro, dependendo do bairro.

seminario-prevencao-desastres001O vice-cônsul, Eduardo Fernandez, esteve presente represenatando o consulado geral do Brasil em Hamamatsu

Hamamatsu corre um grande risco de ser atingida por um tsunami caso ocorra um grande terremoto, por isso foi alertado aos cidadãos que estiverem no litoral assim que ocorrer um terremoto saiam imediatamente do local e procurem um local alto, como é praticamente inevitável que a cidade seja atingida por um tsunami, a prefeitura já está estudando novos métodos de prevenção, e reavaliando os parâmetros que tinham anteriormente ao grande desastre que devastou o nordeste japonês.

Já foram solicitadas o aumento das barreiras a beira-mar e a construção de abrigos em locais altos, as medidas não foram descartadas, e a prefeitura também estuda com urgência outras maneiras que possam minimizar as consequências de um tsunami, mas como algumas medidas levam tempo e não é possível prever quando pode ocorrer um desastre, é aconselhável que as pessoas estudem o local em que moram e possíveis refúgios por perto, como um prédio alto e que veja quanto tempo levaria para chegar nesses locais.

O representante da prefeitura deixou bem claro que a água e os alimentos produzidos em Hamamatsu não tem nenhum índice de radioatividade, e podem ser consumidos sem problema, e caso seja encontrada alguma irregularidade em algum alimento ela será comunicada a população.

seminario-prevencao-desastres007O secretário municipal de gerenciamento de crises, Kitamura, apresentou o sistema de informações da prefeitura de Hamamatsu, o Bosai Hotto Mail.

Kitamura aproveitou a oportunidade para apresentar um serviço da prefeitura chamado de “Bosai Hotto Mail”, que é um serviço de e-mail para prevenção de desastres naturais de Hamamatsu, esse serviço envia informações sobre desastres, prevenções e informações regionais, para que as pessoas não sejam informadas com boatos, assim como ocorreu logo após o terremoto do dia 11 de março, o serviço do “Bosai Hotto Mail” está disponível também em português e envia as informações para o celular ou computador.

Para se cadastrar no serviço através do telefone celular, basta enviar um e-mail em branco para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , após isso você receberá um e-mail com uma URL para acessar o Guia para cadastro.

Para cadastro através do computador, basta acessar http://service.sugumail.com/hamamatsu/html/ e depois ir em guia para cadastro, através do computador também é possível efetuar o cadastro do telefone celular.

 

Atenção:

O recebimento do e-mail poderá atrasar, caso houver problemas no provedor ou com a operadora de telefone celular do usuário.

O endereço cadastrado será cancelado automaticamente, caso não for possível enviar o e-mail.

O serviço oferece apenas o envio de informações, portanto não é possível respondê-los.


asaki-ueji_footer