PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Mais de 50 mil brasileiros deixaram o Japão em 2009

A crise econômica e o crescente taxa de desemprego no Japão provocou uma queda recorde de 17,2% no número de imigrantes brasileiros no país. Segundo dados do Ministério da Justiça do Japão, desde setembro do ano passado, início da crise financeira mundial, 54.709 brasileiros já deixaram o arquipélago.

No útimo trimestre de 2007, havia 316.967 brasileiros registrados no país e somente nos seis primeiros meses de 2009, a comunidade brasileira no país encolheu em 41.887 membros, gerando uma queda de 13,4% em relação ao total de 312.582 brasileiros registrados no país no fim de 2008.

Em mais de 20 anos, desde o início da chegada dos primeiros imigrantes brasileiros ao país, este foi o segundo registro de queda neste número.

Segundo dados divulgados pelo governo do Japão nesta sexta-feira, o índice de desemprego no país é o pior desde o fim da Segunda Guerra. Ele subiu 0,3 pontos percentuais em julho, e chegou a 5,7%. O número bateu o recorde anterior, registrado em abril de 2003, que foi de 5,5%.

Os que estão voltando agora ao Brasil deram entrada no programa de ajuda para regresso oferecido desde abril deste ano pelo governo japonês a imigrantes peruanos e brasileiros. Esse auxílio oferece a cada imigrante um valor de cerca de ¥300 mil para o titular e cada dependente ganha mais ¥200 mil. No entanto, um dos requisitos é que os requerentes não voltem ao Japão por um período mínimo de três anos.

De 1º de abril até o início de agosto, um total de 9.762 pedidos haviam sido feitos para receber essa ajuda. A grande maioria, segundo o Ministério da Justiça, de brasileiros. Mas o número de solicitações é bem baixo em relação à quantidade que já deixou o país, devido a espera de uma melhora na economia japonesa.

Fonte: Estadão


asaki-ueji_footer