PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Hatoyama pede para que exército americano entregue soldado suspeito

O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, pediu nesta terça-feira ao Exército dos Estados Unidos que entregue à polícia um soldado suspeito de ter matado acidentalmente um habitante de Okinawa.

Ao ser questionado sobre as informações da imprensa de que o soldado teria sido detido pelo comando militar americano na base de Okinawa, Hatoyama declarou: Se os militares americanos realmente o prendera, gostaria que o soldado fosse entregue às autoridades policiais.

A tensão sobre a existência de bases americanas no Japão aumentou após a morte, sábado, de um idoso atropelado pelo veículo de um militar americano. O motorista fugiu, deixando a vítima agonizante na estrada.

O fato aconteceu poucos dias antes de uma visita oficial ao Japão do presidente americano Barack Obama, que começa na sexta-feira, centrada especialmente na polêmica sobre o futuro das bases.

Atualmente há 47.000 soldados americanos no Japão, metade deles na ilha de Okinawa.

Pelo estatuto das Forças Armadas americanas no Japão, os soldados do país suspeitos de crime não são entregues à polícia local até uma acusação formal.


asaki-ueji_footer