PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Grupo de teatro japonês se apresenta para imigrantes japoneses em São Paulo e Suzano

teatro-mari-mari-projeto

Vestindo uma calça e camiseta preta, sem o uso de nenhum objeto e interagindo com o público somente com o movimento do corpo e a voz, esse é o grupo de teatro Mari Mari, formado por japoneses que visitam vários países promovendo o intercambio cultural.

idosos-teatro-mari-mari-projetoDesta vez, pensando nos imigrantes japoneses que foram ao Brasil, e que hoje já com idades bem avançadas, a Aliança de Intercâmbio Brasil Japão em conjunto com a Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka enviará o grupo ao Brasil, que contarão através de suas peças, histórias antigas do folclore japonês, para os idosos em asilos e crianças brasileiras que viviam no Japão mas tiveram que voltar ao Brasil por causa da crise econômica.

Hotaka Hagiwara, líder do grupo explica que o objetivo é levar o teatro para diversos locais dentro e fora do Japão para aquecer o coração das pessoas. "Essa será uma pré-turnê para nos apresentar e conhecer melhor o Brasil e as pessoas."

alianca-brasil-japao-teatro-mari-mari-projeto

Acreditando no trabalho do grupo e a importância de levar um pouco da cultura do Japão para os imigrantes japoneses e as crianças que retornaram ao Brasil, o professor Ikegami da Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka, junto com membros da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão uniram forças para realizar o "Projeto Entrega de Teatro".

O grupo chega amanhã ao Brasil e se apresentará gratuitamente na Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil, na Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano (ACEAS) além de escolas e asilos.

alianca-brasil-japao-teatro-mari-mari-projeto2

Membros da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão que apoiam o grupo de teatro

No ano de 2012 o grupo pretende voltar ao Brasil e fazer uma turnê visitando escolas e asilos para mostrar o teatro e saber a opinião dos nikkeis de diferentes idades e ouvir sobre suas vidas no Brasil.

alianca-brasil-japao-teatro-mari-mari

"Comemoramos o centenário da imigração japonesa ao Brasil, e posteriormente os 20 anos dos brasileiros no Japão, enquanto isso no Brasil os japoneses de primeira geração, que chamamos de isseis estão envelhecendo, muitos deles com idade bem avançada vivendo em asilos. Talvez em algumas décadas será raridade encontrarmos imigrantes isseis no Brasil. Diante dessa realidade, pensamos em levar um pouco do Japão por intermédio do teatro à esses velhinhos que com certeza amam esse país mas nunca tiveram oportunidade para retornar. Eles deram duro para nos educar, nos ensinaram importantes princípios e agora já adulto, compreendo melhor o sentido dos ensinamentos. Gostaria de dizer-lhes: OBRIGADO", disse Tetsuyoshi Kodama, vice-presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão e um dos idealizadores do projeto.

mari-mari-shibari

No mês de maio, em meio a visita do Cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, José Antonio G. Piras, à Aliança de Intercâmbio Brasil Japão, o grupo de teatro fez uma breve apresentação para os membros mostrando que sabiam falar até um pouco de português enquanto contracenavam.

Veja o vídeo da apresentação da lenda "Urashima Taro", que conta a história de um pescador que um dia salvou uma tartaruga que estava sendo maltratada na praia por alguns rapazes.


asaki-ueji_footer