PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Futuro das crianças estrangeiras é tema de palestra em Hamamatsu

Japoneses, brasileiros e peruanos participaram da palestra

No último dia 24 de julho, foi realizado uma palestra na Escola Primária de Sanarudai, localizado na cidade de Hamamatsu, Shizuoka, com os palestrantes Tetsuyoshi Kodama, Ken Makihara e Lilian Keiko Nakamura, tendo como tema o futuro das crianças estrangeiras.

De acordo com o diretor da escola, cerca de 60 alunos da instituição são estrangeiras e a maioria desses, de nacionalidade brasileira. O diretor participou da palestra junto com outros pais de alunos japoneses, brasileiros e peruanos.

Brasileiros participam da palestra

A professora Lilian Keiko Nakamura, orientadora do Kaisei Chugakko, falou sobre as dificuldades que passou até conseguir se formar na faculdade e hoje, ela que foi uma estrangeira e que passou por momentos difíceis na sala de aula, leciona para crianças japonesas. Lilian conta que chegou no Japão e logo ingressou no sexto ano do primário sem saber nada do idioma japonês, discrimanação e a barreira da língua foi o que marcou essa fase. Em um momento da palestra, Lilian se emociona ao relatar um caso onde ela sabia responder a questão em português mas não em japonês. “Me senti péssima pois eu sabia responder em português”, disse a palestrante. Após esse ocorrido a professora que nunca tinha dado aula para outro estrangeiro viu como é difícil a adaptação do aluno que entra sem saber falar o idioma e se propôs a ajudar, lecionando e estudando junto com Lilian durante as férias de verão.

Ken Makihara, o primeiro brasileiro bombeiro em Hamamatsu, naturalizado japonês, disse que trabalhou em muitas fábricas mas ele queria mesmo era uma profissão que pudesse ajudar o próximo.

Ken Makihara deu dicas as crianças

O mestre de karate, Tetsuyoshi Kodama, falou sobre como é importante o papel dos pais na educação das crianças e que trabalho em fábricas não é o único caminho a seguir. Tetsuyoshi Kodama é Presidente da Associação Mundial de Karate Shidokan em Shizuoka, Vice-presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão e faz rondas noturnas, aconselhando jovens que muitas vezes passam a cometer delitos ficando longe dos pais até altas horas da madrugada na rua.

Palestrantes Tetsuyoshi Kodama, Lilian Keiko Nakamura e Ken Makihara (esq. para dir.)

No final pais e filhos fizeram perguntas para os palestrantes e as crianças puderam tirar dúvidas sobre o trabalho de cada um.

Aluna japonesa se emociona com os relatos dos palestrates

Veja o vídeo da palestra abaixo.


asaki-ueji_footer