PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Futuro das crianças brasileiras no Japão

mestre_kodama

No dia 24 de maio, mestre Tetsuyoshi Kodama, Vice-presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão palestrou para um público formado por 30 professores japoneses voluntários que dão aulas de reforço da língua japonesa para as crianças estrangeiras que frequentam as escolas públicas em Hamamatsu.

O encontro foi realizado no Centro Multicultural de Hamamatsu (edifício Dai-Ichi Ito 9o. andar) e organizado pela Associação NIHONGO NPO, entidade que tem como finalidade dar suporte ao ensino das criancas estrangeiras no Japão.

Com o tema: “A ronda noturna de pesquisa e orientações aos jovens, e o futuro das crianças brasileiras no Japão”, Kodama explicou os motivos da evasão escolar, ouvidos diretamente dos jovens que abandonaram os estudos, e a grande maioria confessou que ao ingressar no Chugakko (ginásio), não conseguiram acompanhar os estudos.

Kodama explicou as diferenças das crianças que estudam nas escolas públicas japonesas e das crianças que estudam em escolas brasileiras. Uma grande quantidade de crianças que estudavam em escolas brasileiras não estão podendo frequentar as escolas devido a crise.

Ao final da palestra que durou 60 minutos, Kodama salientou a importância da união de força dos brasileiros da comunidade com os japoneses que querem ajudar estas crianças. E a necessidade de mudar algumas regras no sistema educacional japonês para que as crianças estrangeiras consigam se adaptar melhor nas escolas.

“Sonho em um dia ver nossas crianças frequentando faculdades e ocupando posições profissionais de importância que hoje são considerados somente para japoneses, assim como nossos pais e avós sonharam no Brasil.”, disse Kodama.

kodama_palestra

 


asaki-ueji_footer