PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Funcionários do Banco do Brasil no Japão em greve

greve-banco-brasilFoto: Cedida

Funcionários do Banco do Brasil no Japão estão de greve desde quarta-feira (20) e decidiram manter a paralização ainda por tempo indeterminado. Nesta sexta-feira os grevistas realizaram uma manisfestação em frente a agência do Banco do Brasil em Chiyoda, Tóquio, para pressionar a administração do banco.

O presidente do Sindicato dos Funcionários do Banco do Brasil no Japão, Hélio Watanabe, disse que a categoria insiste na readmissão de colegas dispensados sem justa causa e que mude a política de avaliação funcional da equipe, que segundo ele, gera punições, rebaixamento de cargos, remoções ou demissão sumária.

As sete agências do BB no Japão estão operando normalmente porém com um quadro reduzido de funcionários. Dos 160 contratados locais, 120 são filiados ao Sindicato e aderiram ao movimento grevista.

Ricardo Uehara, funcionário da agência de Tóquio há 10 anos, foi demitido semana passada sem motivo justo, segundo ele. Ricardo trabalhava como gerente de contas do banco e pertence à diretoria do Sindicato fundado há dois anos. Segundo ele, são abusivas as medidas impostas pela gerência e setor de Recursos Humanos.

Fonte: O Estado de São Paulo - Edson Xavier


asaki-ueji_footer