PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Free Hugs - Abraço grátis

Free Hugs

Você já ouviu falar da campanha Abraço grátis!?

Segundo o site da campanha, Free Hugs Movement, o registro mais antigo desse tipo de manifestação coletiva aconteceu em 1986, quando o Reverendo Kevin Zaborney criou em sua igreja o National Hugging Day (Dia Nacional do Abraço), celebrado todo ano, no dia 21 de janeiro. Posteriormente, esse movimento passou a ser praticado em outras instituições como ONGs, hospitais, escolas dos EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, Alemanha e Rússia.

Porém a campanha se tornou popular apenas em 2004 com Juan Mann, um australiano que vivia em Londres e que quando resolveu voltar para sua terra natal, Sydnei, não havia ninguém para recepcioná-lo no aeroporto devido a diversos problemas que sua família passava. Ao ver vários passageiros encontrando-se com familiares e amigos e demonstrando o carinho um pelo outro através de um simples abraço, ele sentiu falta de ter alguém ali para recebê-lo.

Segundo Juan em entrevista para a revista Who, após receber um abraço de uma desconhecida em uma festa, ele sentiu-se como um rei, desde então ele resolveu distribuir abraços por ai.

Free Hugs

“Eu peguei um papelão e uma canetinha e fiz um cartaz. Eu encontrei um local de passagem para pedestres ocupados na cidade e levantei o cartaz com as palavras Abraços Grátis dos dois lados (frente e verso), e por 15 minutos as pessoas realmente passavam direto por mim. A primeira pessoa que parou, me deu um tapinha no ombro e me contou como seu cachorro tinha morrido naquela manhã, como aquela manhã fazia um ano que sua única filha havia morrido em um acidente de carro, ela se sentiu a pessoa mais solitária do mundo, o que mais precisava agora era um abraço. Eu abaixei em um joelho, levamos nossos braços um em volta do outro e quando nós nos despedimos, ela estava sorrindo”  relata Juan.

Após repetir o ato diversas vezes em um shopping de Sydnei, Juan conheceu Shimon Moore, e é a partir dai que a campanha tornou-se mundialmente conhecida.

Shimon Moore é um músico, líder da banda Sick Puppies, e resolveu filmar Juan oferecendo abraço com seu cartaz e sendo interrompido diversas vezes pela polícia, até que em setembro de 2006 após o falecimento da avó de Juan, Shimon resolveu editar os vídeos e colocar uma de suas músicas como tema e presenteou Juan, para animá-lo um pouco e também fez upload do vídeo no You Tube, desde então o vídeo ficou extremamente popular e o movimento ganhou o mundo.

Free Hugs

A campanha não tem data e nem local para acontecer, basta reunir um pessoal fazer os cartazes e ir para a rua, e foi isso que um grupo de brasileiros resolveu fazer no último dia 18, Daniel (@dobrado), Vitor (@vivaum), Adriano e Iyara se uniram no centro de Hamamatsu e distribuiram abraços durante a tarde, mesmo debaixo do sol e um calor escaldante eles não desanimaram e percorreram o centro da cidade com os cartazes em mãos. A idéia do encontro foi lançada por um deles no Twitter e logo eles se organizaram para concretizar o que já idealizavam fazer, Iyara saiu da província de Gifu, apenas para participar da campanha.

O grupo chamou bastante atenção de quem passava pelo centro, muitos olhavam e não sabiam do que se tratava, alguns japoneses perguntavam o que era e um deles disse que pensava que era algo relacionado ao valentines day, logo no ínicio um missionário inglês abordou o grupo e disse ter gostado da idéia e que iria aderir também.

Apesar de tímidos muitos japoneses que passaram pelo local viram os cartazes e trocaram um caloroso abraço com os participantes da campanha, no final da tarde os participantes estavam satisfeitos e felizes por terem realizado com sucesso o seu primeiro free hugs.

A segunda edição do free hugs já tem data marcada e será no dia 12 de julho, em sakae, centro de nagoya a partir das 11:00hrs, mais informações na comunidade do grupo clicando aqui.


asaki-ueji_footer