PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Fórum em Tokyo – As crianças da comunidade Brasileira

Por Argeno Fujita - PortalMie

A Tokyo University of Foreign Studies (Universidade de Tokyo para estudo sobre estrangeiros) realizou um fórum, dentro da própria niversidade em Tokyo, cujo tema era de profundo interesse da comunidade estrangeira: O Futuro das Crianças residentes no Japão.

 



Foram debatidos diversos assuntos, mas principalmente relacionados a Comunidade Brasileira do Japão. O objetivo principal era o diálogo com especialistas e pessoas que tem muito contato com brasileiros. E das conclusões destas conversas, elaborar um plano de ação sólido.

 

No período da manhã, uma reunião com todos os participantes do fórum, mostrou o quanto o governo japonês está engajado e preocupado om o futuro das crianças. Em torno de 200 pessoas dividiram espaço no auditório da universidade. O diretor e professor Kitawaki Yasuyuki dirigiu as reuniões, sempre centrado em focalizar a opinião de todos os presentes.

segunda etapa, ainda no período da manhã, contou com palestrantes de diversos locais. Sakamoto Kumiko, da NPO Aidensha, Yamanoue Mai, do Instituto de Pesquisa de Assuntos Globais, Fujita Argeno do Portal Mie, e Gisele, uma brasileira que mora no Japão desde os 2 anos de idade, e está se formando na faculdade japonesa.

A Sra. Yamanoue Mai, fez um excelente discurso sobre a adaptação de crianças nas escolas japonesas, falou das dificuldades do ensino, e ao final, disse que unidos, faremos muito mais. Pessoas como ela, fazem muita diferença para nossa comunidade. Pena haverem poucas.

Já a Sra. Sakamoto, abordou pontos importantes, como a necessidade de readaptação da comunidade brasileira a nova realidade econômica no Japão. Exemplificou que há muitos trabalhos que os brasileiros poderiam exercer fora o trabalho nas fábricas. Esses trabalhos exigiriam um entendimento maior da língua japonesa, e pequena especialização.

Gisele contou um pouco de sua trajetória nas escolas japonesas, e podemos dizer que é uma vencedora. Superou obstáculos, e está otalmente adaptada a vida no Japão.

Fujita, exibiu um vídeo do Colégio Latino, de Omihachiman, que está fazendo um trabalho intensivo com ensino de língua japonesa, utilizando 3 professores japoneses e 1 brasileiro. Sem aumentar o valor da mensalidade. E propôs uma campanha de ensino da língua japonesa, em larga escala, para que todos possam conviver melhor no Japão. 

Perspectivas Futuras

Todos os brasileiros que vieram ao Japão, imaginaram ficar uma temporada, seja 2, seja 5 anos. Mas estamos fincando raízes aqui. Comprando casas, carros, abrindo negócios. Talvez não se queira admitir, mas nos tornamos imigrantes e residentes deste país. Se isso está acontecendo, não deveríamos estar mais integrados, e dominando a língua?

O governo japonês está muito interessado em nos ajudar. Falta talvez, direcionar esta ajuda de maneira que atinja mais resultados, e com certeza, a colaboração em massa da comunidade brasileira. Se você leu este texto até aqui, tenha em mente, que cada um conta. Pequenas atitudes individuais, somadas, tornam-se grandes. Nós iremos iniciar daqui para frente, uma campanha para o ensino de aponês, e futuramente, uma campanha de conscientização da comunidade brasileira. E contamos com todos vocês.


asaki-ueji_footer