PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Exame em português para obtenção da carteira de habilitação

shoshinsha

A partir de 2011 as províncias de Shizuoka e Aichi irão implantar o exame para obtenção da carteira de habilitação nas línguas portuguesa e chinesa.

Segundo a publicação do jornal Chunichi de 3 de janeiro, em breve os brasileiros e chineses serão beneficiados com a implantação dos exames escritos para se obter a carteira de habilitação nas línguas portuguesa e chinesa.

Atualmente no Japão são oferecidos exames na língua japonesa e inglesa, e em Kyoto, Miyagi, Wakayama e Kumamoto já são aplicados exames na língua chinesa, mas a aplicação em língua portuguesa é um fato inetido em todo o território japonês.

O projeto da implantação do exame nas duas línguas foi aprovado devido a grande demanda de brasileiros e chineses na região de Tokai, a maioria trabalhando como operários em fábricas e que após tirar a carteira em seu país de origem entravam com o processo de transferência para carteira japonesa.

Segundo a polícia da província de Shizuoka, as provas já estão sendo traduzidas e se tudo correr bem, até o final deste ano já estarão sendo utilizadas. Já a província de Aichi foi mais específica dizendo que os preparativos estão avançando para que na primavera deste ano as provas entrem em vigor.

Segundo a Agência Nacional da Policia, a medida foi aprovada para que os interessados estudem a fundo as regras de trânsito do Japão antes de tirar a carteira de motorista, ao invés de simplesmente responder algumas perguntas e prestar o exame prático, na intenção de formar motoristas mais preparados.

Segundo dados de 2009 do Ministério da Justiça, são 67 mil brasileiros na província de Aichi e 42 mil em Shizuoka, números expressivos para que a medida fosse aprovada.


asaki-ueji_footer