PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Exame do Supletivo no Japão será em maio

Do INEP

livros

Brasileiros residentes no Japão que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada – 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio – têm a oportunidade de obter a certificação desses níveis de escolaridade.

O Inep aplicará provas do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – no Japão. Brasileiros privados de liberdade também poderão fazer a prova.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas entre o dia 22 de fevereiro e o dia 18 de março de 2011, exclusivamente via Internet, por meio do endereço eletrônico http://sistemasencceja2.inep.gov.br/exterior.

A Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, fará a inscrição dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade.

As provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de maio nas cidades de Nagoya, Oizumi e Hamamatsu e obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação brasileira em vigor. Para o ensino fundamental será proposto um tema para redação e serão aplicadas quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Para certificação no ensino médio também deverá ser feita uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os participantes que alcançarem a pontuação mínima exigida receberão certificado – de ensino fundamental ou de ensino médio – com a chancela da secretaria de educação do DF.

A presidente do Inep, professora Malvina Tuttman recebe, nesta quinta-feira, a secretária de Educação do DF, Regina Vinhaes Gracindo, para assinatura do acordo de cooperação técnica que estabelece a parceria.


asaki-ueji_footer