PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Ex-dekassegui escreve livro sobre retorno ao Brasil

edson-katayama-livro-dekasseguisQuem não conhece histórias de dekasseguis que retornaram ao Brasil, abriram um negócio e perderam tudo? Ou mesmo pessoas com dificuldades na readaptação? Para muitas pessoas o sonho de retorno e fixação em sua terra natal costuma ser bem difícil e é preciso se preparar para enfrentar as diversas barreiras que podem aparecer.

Por essas e outras razões o ex-dekassegui Edson Kenji Katayama escreveu o livro "Voltei prá ficar - A saga dos retomados dekasseguis ao Brasil". Katayama trabalhou no Japão por 8 anos e meio, retornou ao Brasil e se formou em sociologia e hoje possui uma empresa de consultoria empresarial em São Paulo.

O autor expõe a sua preocupação e até angústia ao vivenciar e testemunhar uma situação recorrente, que é o fracasso e insucesso de tantos brasileiros ( não só no âmbito financeiro mas também nos fatores emocionais, familiares, saúde e outros) que, ao retornar, não conseguem viabilizar os seus projetos de vida acalentados durante os anos de sacrifícios e dificuldades trabalhando no Japão. "Tenho familiares e vários amigos que passaram por essa experiência", relata o autor.

voltei-pra-ficar-livro-dekasseguisBaseado em sua experiência pessoal nos quase dez anos labutando nas fábricas japonesas e em registros e observações, o autor interpreta o penoso caminho de retorno de milhares de brasileiros que buscam a readaptação ao meio e as “armadilhas” encontradas nos caminhos rumo à realização material de seus sonhos.

Destaca ainda o importante papel das entidades nipo-brasileiras que promovem cursos e palestras, e desenvolvem projetos de inserção social e econômica envolvendo a iniciativa privada e órgãos governamentais.

“Confesso que a sensação de estar vivo é mais forte e emocionante quando procuramos uma resposta verdadeira para nossa real existência buscando superar as adversidades enfrentando os desafios que nos acontecem em qualquer lugar do mundo”, revela Edson Katayama.

Nas entrelinhas, passa uma mensagem de fé e esperança salientando sua experiência pessoal, de que até mesmo um sonho que parece impossível, como a edição de um livro, é possível de ser concretizado.


asaki-ueji_footer