PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Estrangeiros ingressam em curso básico de computação comercial

nippon_news_comunidade

Na última sexta-feira (11), foi realizado no Ziva Hamamatsu a cerimônia de ingresso para o curso básico de computação comercial ministrado pela escola Excevol Japan em parceria com o Hello Work de Hamamatsu.


De acordo com a intérprete da escola, Mari, o curso terá duração de 3 meses e é totalmente voltado para a comunidade estrangeira que vive na cidade de Hamamatsu e região. Ao todo são 20 alunos de nacionalidade brasileira, peruana e filipina. Os alunos são das cidades de Hamamatsu, Iwata, Kakegawa, Kikugawa e região. "É a primeira vez que a escola trabalha com estrangeiros e se o projeto der certo a intenção é prosseguir com mais turmas", comentou Mari.
Esteve presente na cerimônia o Vice-Cônsul do Brasil em Hamamatsu, Eduardo Roedel Fernandez que fez um discurso logo na abertura do evento. Em suas palavras o Vice-Cônsul agradeceu a escola e a Hello Work por oferecer o curso e comentou sobre a importância do aprendizado para que os estrangeiros consigam um emprego mais estável.
Autoridades da Hello Work de Hamamatsu também estiveram presentes e comentaram sobre a importância dos cursos profissionalizantes para que os estrangeiros possam ingressar na comunidade japonesa e trabalhar em escritórios e não somente em fábricas.
Os alunos se apresentaram um por um na cerimônia respeitando as regras japonesas de postura e cumprimento. As aulas serão ministradas por professores treinados a instruir mesmo aqueles que não tenham nenhuma noção com o computador. Os alunos também terão aulas de segurança, higiene, direitos autorais e postura individual em uma entrevista de trabalho. Como procurar um emprego, modo de escrever o currículo e formas de expressões também constam na grade de treinamento.
O curso é destinado às pessoas que não estão recebendo mais o seguro desemprego e durante o período de treinamento o aluno recebe uma ajuda de subsistência no valor de ¥100,000 ~ ¥120,000 de acordo com a consulta feita no Hello Work.

marisa

"Não tenho nenhum conhecimento em computação e achei muito importante o curso para poder arrumar um serviço melhor e se possível fora de fábrica", disse Marisa, 37 anos, residente na cidade de Hamamatsu, Shizuoka.

Veja as fotos da cerimônia abaixo.

Veja mais fotos como esta em PortalNippon


asaki-ueji_footer