PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Encontro entre a comunidade brasileira e o Deputado Walter Ihoshi

consul_de_hamamatsu_e_walter_ihoshi

Foi realizado ontem (19) no Hotel Okura Act City de Hamamatsu, um encontro entre a comunidade brasileira e o representante do parlamento brasileiro e Presidente da Liga Parlamentar Brasil-Japão, Deputado Walter Ihoshi, o qual dias atrás encontrou com o Primeiro Ministro japonês Taro Aso e demais autoridades.

Esse encontro contou com três representantes da comunidade, Professor da escola Conhecer de Fukuroi Ciro Yoshioka, Professora da Universidade de Artes e Cultura de Shizuoka Eunice Ishikawa e o representante da entidade Gambare!Brasileiros João Masuko, que na reunião trouxeram como temas os problemas que a comunidade brasileira vem enfrentando em meio a crise econômica mundial. Os representantes da comunidade comentaram sobre a situação das escolas brasileiras, educação das crianças brasileiras e cotidiano da comunidade em meio à crise.

Em relação ao problema das escolas, o professor Ciro falou da necessidade de subsídio do governo japonês, e que recebendo este recurso do governo, teria como baratear a mensalidade dos alunos e assim os pais com dificuldades financeiras poderão manter seus filhos na escola. Já a professora Eunice discutiu sobre a constituição do Ensino Compulsório, em que em poucas palavras quer dizer que o governo japonês não tem por lei obrigação de educar alunos estrangeiros.

O Deputado Ihoshi mostrou preocupação por parte do Governo brasileiro devido a alta veiculação de noticias com respeito as dificuldades da comunidade brasileira no Japão, e agradeceu as entidades que deram iniciativa de ajuda aos brasileiros aqui residentes. Também falou dos acordos bilaterais tratados na reunião com o Ministro japonês Taro Aso, como um acordo de previdência, judiciário e educacional. Mostrou ao mesmo tempo, projetos correntes para as pessoas que regressaram ao Brasil, dando exemplo ao programa do SEBRAE que presta suporte aos brasileiros que retornaram ao país e tem interesse de abrir o próprio negócio. Também discutiu uma idéia de acordo com a Agencia de Cooperação Internacional do Japão (JICA – Japan International Cooperation Agency), agência a qual presta serviços educacionais de língua japonesa em territórios estrangeiro, para dar suporte na questão do aprendizado do idioma japonês aos estrangeiros residentes no Japão.

Por Maka Kido

walter_ihoshi_e_kodama eunice_ishikawa ciro_yoshioka

 


asaki-ueji_footer