PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Documentos abandonados ou esquecidos nos consulados serão devolvidos ao Brasil

documentos-esquecidos-consulado

O Consulado do Brasil em Tóquio divulgou em nota que a partir deste mês, os documentos brasileiros que foram abandonados ou esquecidos nos consulados por mais de 90 dias serão devolvidos ao Brasil, conforme instruções do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Segundo a nota, o brasileiro terá 90 dias para requerer ao Consulado esses documentos de volta. Caso não o faça nesse período, os documentos serão enviados ao setor de Achados e Perdidos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Brasil. Lá, esses documentos permanecerão por mais 60 dias e, se novamente não forem reclamados, serão remetidos aos respectivos órgãos emissores.

No Consulado de Tóquio existem cerca de 400 documentos abandonados desde 1996, que deverão ser enviados à ECT no prazo estipulado pelo MRE.

Quem enviou ou deixou documentos no Consulado para processamento de serviços consulares não precisa se preocupar. A devolução só vale para os documentos que foram deixados no Consulado há mais de 90 dias a contar do fim do processamento do serviço consular solicitado.

Para reaver o documento esquecido ou abandonado no Consulado de Tóquio, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Cheque antes se seu nome consta na lista que pode ser acessada neste link.


asaki-ueji_footer