PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Conferência organizada por estrangeiros de Hamamatsu aborda temas de convivência multicultural

semente-para-futuro-hamamatsu

Semente para o futuro, entidade formada por mães brasileiras que atuam como auxiliadoras aos alunos estrangeiros nas escolas públicas em Hamamatsu, presidida por Marina Toyomi Shiiki, e que tem como objetivo dar apoio na educação das crianças estrangeiras e trabalhar em projetos para promover a maior aceitação do convívio multicultural dentro da sociedade japonesa, realizou no dia 23 de julho no Centro de Convenções do Act City, a "I Conferência Estrangeiros em Hamamatsu", como um dos eventos comemorativos do centenário de Hamamatsu.

O evento foi aberto com a apresentação de crianças de diversas nacionalidades carregando a bandeira de seus respectivos países. Foram apresentados experiências vividas por estrangeiros que apesar de todas as dificuldades conseguiram atingir seus objetivos no Japão. Um exemplo dessa conquista é Gisele Kanashiro que está cursando o quarto ano da Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka, chegou ao Japão bem pequena, passou pela escola japonesa e brasileira, e graças ao apoio de seus pais ela superou todos os obstáculos e em março do ano que vem ela se forma como desenhista técnica com possível contratação pela Suzuki Motors.

semente-para-futuro-hamamatsu-2

Houve debates divididos por temas: educação, trabalho, assistência social, assistência médica e prevenção de desastres naturais. Teve apresentação de dança folclórica peruana e de capoeira do Grupo Nagoas. O evento foi possível ser realizado pelo apoio de diversas entidades e empresas preocupadas com os problemas envolvendo estrangeiros, e ao final do evento foi lido e entregue o manifesto do grupo ao município de Hamamatsu se comprometendo a dar o máximo para tentar resolver os problemas educacionais das crianças estrangeiras e trabalhar no sentido de construir uma sociedade melhor para pessoas de qualquer nacionalidade.


asaki-ueji_footer