PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Comunidade japonesa em SP continua sem notícias de parentes

tsunami-japao-nhk

Da Agência Brasil

Famílias da comunidade nipônica do bairro da Liberdade, em São Paulo, ainda não receberam notícias dos parentes que moram nas áreas atingidas pelo terremoto, seguido de um tsunami, no Nordeste do Japão.

A Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil tem 500 famílias associadas com parentes no Japão. Elas moram na província de Miyagi Kenjinkai, uma das mais atingidas pelo terremoto.

O presidente da associação Miyagi, Koichi Nakazawa, disse que até ontem (12) 80 pessoas procuraram a entidade em busca de informações. “Só nessa província sabemos de pelo menos 500 pessoas mortas e acho que esse número vai aumentar. A televisão indicou um número de telefone nas províncias para a busca de informações, mas não atende também. Então imagina como estamos”.

Nakazawa tem irmãos que ainda vivem em Miyagi. Ele soube, por meio de um amigo, que seus parentes estão vivos.

O vice-presidente da Associação Iwate Kenjinkai do Brasil, Mauro Takanori Tada, afirmou que também não conseguiu nenhuma informação, embora diversos associados tenham procurado saber de notícias. “Tentamos contato durante todo o dia de ontem e não há telefone nem internet. Nós só conseguimos falar com duas pessoas em cidades diferentes, mas afastadas da costa. Elas disseram que lá a situação era muito grave e que as pessoas estão incomunicáveis”.


asaki-ueji_footer