PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Brasileiros são barrados na Europa

Durante os últimos anos, a atenção do governo brasileiro está sendo direcionada para os casos de brasileiros barrados nos aeroportos da Espanha e Inglaterra. O número de pessoas barradas e deportadas chegou a 13 mil nos anos de 2005 e 2006. Mesmo com os esforços do governo, o Itamaraty afirma que não há nada que possa ser feito para garantir a entrada de brasileiros em países soberanos.

Como no Brasil a população é numerosa, o número de brasileiros ilegais em outros países também é grande, fazendo com que as autoridades migratórias proíbam a entrada em seus países.

O MRE (Ministério de Relações Exteriores) afirma que está trabalhando para que os brasileiros tenham tratamento digno nos países, mas o grande problema é que cerca de 2 milhões de brasileiros que se encontram no exterior estão em situação migratória irregular. No Japão a situação de regularidade é de quase 100%, mas nos Estados Unidos e na Europa, grande parte dos brasileiros não possuem mais o visto de permanência.

Os direitos internacionais garantem que a pessoa possa sair e voltar ao seu país de origem, mas não garante a entrada no país de origem mesmo com o visto de permanência. A imigração do país de destino é que decide se a pessoa entra ou não.

(Fonte: G1)


asaki-ueji_footer