PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Brasileiros participam de curso de direção defensiva oferecido pelo Governo de Shizuoka

curso-direcao-defensiva

Preocupados com a alta taxa de acidentes de trânsito que vem acontecendo na província de Shizuoka, o governo ofereceu um curso de direção defensiva para estrangeiros que foi realizado ontem (11) no Rainbow Hamanako, Hamamatsu.

26 pessoas participaram do curso que durou cerca de 4 horas e os participantes puderam simular frenagem bruscas, em velocidades de 30 a 50 km/h em superfícies de baixa aderência, como asfalto molhado e pista congelada.

teste-de-reacao-frenagem

Na parte teórica do curso, os instrutores relataram que entre 60 moradores da província de Shizuoka, 1 pessoa já sofreu acidente de trânsito com ferimento, considerando uma taxa altíssima de acidentes que vem acontecendo. 80% dos acidentes ocorrem abaixo dos 40 km/h.

Durante a aula foram mostrados alguns vídeos de acidentes produzidos pela JAF (Japan Automobile Federation) em situações em que o motorista não era culpado, mas que os participantes tomassem os casos como exemplo e passem a tomar o máximo de cuidado.

participantes-direcao-defensiva

Os participantes puderam ver a diferença usando o sistema de frenagem ABS ligado e desligado. Com o sistema desligado o carro perde o controle mais facilmente podendo inclusive rodar. O instrutor explicou que o ABS é um sistema eletrônico que utiliza sensores que monitora a rotação de cada roda, fazendo com que cada uma possa se adaptar a uma condição diferente de aderência, impedindo o travamento de rodas. Alguns participantes que desconheciam o funcionamento do sistema afirmaram que assim que forem trocar de carro, optarão por um modelo com freios ABS por oferecer maior segurança.
pista-molhada-congelada

Confira o vídeo de demonstração do teste de frenagem abaixo.

A brasileira Satiko Katano, instrutora de segurança de trânsito de Shizuoka palestrou sobre o cuidado com as crianças dentro do veículo e sobre a vantagem do “Eco Drive”. Não deixar objetos cortantes e combustíveis no interior do carro, foram algumas dicas dada pela palestrante. Satiko também mostrou algumas placas de trânsito japonesas e brasileiras e explicou o significado de cada uma. Mesmo sendo muito parecidas o significado pode ser diferente.

faixa-refletiva
Marcos Yokoyama, coordenador de relações internacionais do governo da província de Shizuoka é um dos responsáveis pela realização do curso, e entregou a todos os participantes uma cartilha bilíngue contendo informações sobre a segurança do trânsito no Japão.

marcos-yokoyama-guia-seguranca-transito

O curso que custa cerca de 13 mil ienes, foi oferecido gratuitamente pelo governo para as pessoas que se inscreveram.


asaki-ueji_footer