PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Sexta, Dec 09th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Brasileira jogadora profissional de boliche e undokai foram tema da reunião de associados da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão


No dia 20 de agosto, sexta-feira, foi realizado a 4a. Reunião dos Associados da Aliança de Intercâmbio Brasil Japâo do ano 2010, no Hotel Okura Act City Hamamatsu.

A primeira palestrante foi Cinthia Cristina Nawate, a primeira brasileira a se tornar jogadora profissional de boliche no Japão.



Cinthia veio ao Japão em 1989 com 3 anos de idade junto com seus pais, aos 12 anos inicia-se na prática do boliche, e em 2005 aos 18 anos consegue ser aprovada no teste da Associação de Boliche Profissional do Japão, atualmente ela vive da prática do boliche. Ela falou sobre suas dificuldades até se tornar profissional, das alegrias e dos objetivos para o futuro.

O segundo palestrante foi o vice-presidente Tetsuyoshi Kodama que anunciou o projeto de realizar o Undokai em comemoração ao centenário do município de Hamamatsu para o ano de 2011.

O evento contará com jogos como cabo-de-guerra, corridas, lançamento de bolas, entre outros, além de atrações como taiko, yosakoi, capoeira, karate e outros, e terá participação de brasileiros e japoneses desde criancas até adultos.

O terceiro palestrante foi o associado Masayuki Enomoto, proprietårio do Cinema E-ra que falou sobre a realização do Festival de Cinema Brasileiro 2010 em Hamamatsu nos dias 23 a 29 de outubro no Cinema E-ra.

Informações sobre venda de tickets e sobre o roteiro dos filmes que serao apresentados poderão ser obtidos pelo telefone 053-489-5539.




O quarto palestrante foi o diretor executivo Hideiti Omori do PortalNippon que relatou sobre as atividades da celebração dos 20 anos dos brasileiros no Japão patrocinado pelo governo brasileiro.

Dentre as realizações de diversas palestras e eventos da comunidade, foi destacado o acordo da previdência firmado entre Brasil e Japão, e a abertura do escritório experimental da Casa do Trabalhador Brasileiro em frente a prefeitura de Hamamatsu.

O quinto palestrante foi o diretor Motoyuki Odagi, presidente da empresa SBS Promotion Hamamatsu que falou sobre a realização do censo nacional a partir de 1 de outubro.

O censo nacional é realizado a cada 5 anos para levantar o número populacional do país, e todos os moradores do país inclusive os estrangeiros são obrigados a responder a pesquisa. O censo deste ano será importante para saber o numero de brasileiros que ainda vivem no Japão.


O sexto palestrante foi o adviser Shigehiro Ikegami, professor da Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka que relatou sobre a realização do Debate em Português III com o tema sobre a saúde psicológica dos brasileiros.

Outro assunto levantado pelo professor Ikegami foi em relacao ao 3o. Congresso dos Governantes da Ásia Pacífica a ser realizado no dia 19 de outubro no Act City Hamamatsu. Participarão do evento o prefeito de Hamamatsu e representantes da Coréia, Austrália e Malásia. Participarão como palestrantes especiais o governador de Shizuoka Heita Kawakatsu e o Presidente da Suzuki Motors Osamu Suzuki.
Maiores informacoes pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Detalhes desta reuniao foi publicado pelo Jornal Chunichi no dia 21 de agosto.

A próxima reunião dos associados da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão está marcada para o dia 8 de outubro no Grand Hotel Hamamatsu com o tema Educação.


asaki-ueji_footer