PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

AICHI terá exames para carteira de habilitação em português!

Aichi-exames-em-portugues-blog-suriemu

Polícia de Aichi divulgou dia 17 de abril de 2012, no site http://www.pref.aichi.jp/police/menkyo/99_gaikoku_gakka.html, o comunicado informando que os brasileiros residentes na província poderão optar pelo exame Teórico da Carteira de Habilitação no idioma em português.

A província de Aichi é a região que tem maior número de residentes brasileiros no arquipélago japonês. Mas também é a região em primeiro lugar em acidentes com vítimas no Japão.

Portar a carteira de habilitação japonesa com exames em português facilitará muito a vida dos brasileiros no Japão, pois muitos quando vieram ao arquipélago não tinham a carteira de habilitação brasileira para realizar a transferência.

Responsabilidade em primeiro lugar. Estar habilitado a dirigir implica em respeitar as normas de trânsito deste país e ser responsável civil e criminalmente caso seja envolvido em acidentes.

(1) Conheça e respeite todas as normas de trânsito

(2) Tenha documentação atualizada do veículo, realizando nas datas previstas as devidas revisões e shakens.

(3) Faça seguro do carro contra terceiros (nii-hoken). Acidentes graves não são cobertos somente com o seguro obrigatório, por isso é necessário estar assegurado.

Informações sobre exame em português para Carteira de Habilitação japonesa

Informacao-sobre-carteira-de-motorista

Na compra de um veículo no Japão

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO (Unten menkyo-sho)

○ É necessário obter uma Carteira de Habilitação válida no Japão.

carteira-motorista-japonesa(1) Caso não possua Carteira de Habilitação Estrangeira (de seu país de origem): Há a necessidade de obter a Carteira de Habilitação através de exames no Japão (aptidão, legislação, direção). Geralmente, costuma-se fazer como o cidadão japonês: frequentar uma auto-escola ou centro de treinamento.
(2) Caso possua Carteira de Habilitação Estrangeira (de seu país de origem): Preenchendo os requisitos necessários, não havendo problemas na documentação e passando nos exames de aptidão, legislação e direção, o candidato receberá a carteira de habilitação.

○ Quando houver alterações de endereço ou nome, há a necessidade de alterar os dados da Carteira de Habilitação também. Nesse caso, procure a delegacia mais próxima para realizar a regularização.

SEGURO DO VEÍCULO (Hoken)

○ O veículo deve ser vistoriado e dever ter o certificado de vistoria (shaken-sho) válido para poder circular.
○ Segundo a lei, há a obrigação de inscrição no Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Jidousha Songa-baishou Sekinin Hoken, popularmente conhecido como Jibaiseki Hoken). Porém, na maioria das vezes, esse seguro não é suficiente para cobrir todos os danos causados por um eventual acidente. Por isso, é importante de inscrever também num seguro particular (Nin-i Hoken) oferecido pelas várias seguradoras.

VISTORIA DO VEÍCULO (Shaken)

○ A cada 2 anos (no caso de carro 0km, a partir do 3º ano), é obrigatória a realização da vistoria do veículo (Sharyou Kensa, popularmente conhecido de Shaken). Essa inspeção deve ser realizada para verificar as condições do veículo, de forma que se possa dirigir com segurança. Geralmente, a vistoria é realizada na concessionária onde se adquiriu o veículo ou nas ofinicas mecânicas.

REGISTRO DO VEÍCULO (Jidousha no touroku)

○ Para poder circular, o veículo deve estar registrado. Para registrar o veículo é necessário ter um local para estacioná-lo. Há a necessidade de adquirir junto a polícia, o certificado de que o local para estacionamento do veículo está garantido.

IMPOSTO SOBRE AUTOMÓVEIS (Jidousha-zei)

○ Existe a obrigatoriedade de pagar o Imposto sobre Automóveis. Todos os anos, a Notificação de Pagamento de Imposto é enviada às pessoas, que no dia 1º de Abril estão cadastradas como proprietárias de automóvel. O imposto deve ser pago até o final do mês de Maio (no caso de carros 0km, o imposto é pago na ocasião da aquisição do veículo).

TRANSFERÊNCIA DO VEÍCULO (Meigi Henkou)

○ No caso de compra ou venda direta, será necessário fazer a transferência da documentação do veículo. Caso a transferência não seja realizada, a Notificação de Pagamento de Imposto será enviada e cobrada do proprietário anterior.

REGRAS BÁSICAS DE TRÂNSITO

○ Obedecer os semáforos e as sinalizações de trânsito.
○ Os pedestres devem transitar pelo lado direito. Os veículos e bicicletas devem transitar pelo lado esquerdo.
○ Nas vias de trânsito, a segurança do pedestre tem prioridade.

REGRAS BÁSICAS PARA AUTOMÓVEIS

○ Parar completamente o veículo onde houver a placa de sinalização “Pare”, verificando os lados direito e esquerdo, antes de prosseguir.
○ Deve-se acender os faróis em locais escuros.
○ Quando beber bebidas alcoolicas, não dirija.
○ Nunca deixe de utilizar o cinto de segurança.
○ Ao transportar crianças menores de 6 anos, utilize o assento de segurança para crianças apropriado para a idade da mesma.
○ Não se deve utilizar o telefone celular ou se distrair com o navegador veicular quando estiver dirigindo

 EM CASO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

○ Quando causar um acidente de trânsito, para evitar que mais veículos se envolvam, agravando a situação, remova o veículo para um local seguro, onde não atrapalhe o trânsito e desligue o motor.
○ Caso haja feridos, dê prioridade ao socorro dos feridos, chamando a âmbulância através do Disque 119.
○ Não deixe de comunicar a polícia (disque 110)! Informe o local do acidente, o número de feridos, a situação do ocorrido, etc. Siga as instruções da polícia.
○ Caso esteja impossibilitado de comunicar a polícia ou a ambulância, peça ajuda a alguém que esteja por perto. Porém, não se afaste do local do acidente, pois agindo dessa forma, poderá ser caracterizado como fuga, sem prestação de socorro. Por isso, não se afaste do local. Somente peça assitência à amigos ou procure por um intérprete após a chegada da polícia ao local do acidente.

ALGUNS SINAIS DE TRÂNSITO

sinais-transito-japao

Acesse o blog Blog da Suriemu que contém diversas informações para os brasileiros que moram no Japão.



asaki-ueji_footer