PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Domingo, Dec 04th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

Águas-vivas gigantes invadirão o mar do Japão nos próximos meses

jellyfish

Desde o mês passado, biólogos vem observando o comportamento das águas-vivas e afirmam que uma quantidade incálculavel delas está vindo em direção do mar japônes. A vinda dessas criaturas marinhas pode causar sérios problemas para indústria pesqueira do país que pode ser reduzida em até 80%, porcentagem significativa para o país que tem como sua maior renda a pesca. Os prejuízos podem chegar até US$320 milhões.

As águas-vivas são conhecidas no Japão como Echizen Kurage ou Nomura, elas chegam a ultrapassar os 200 quilos e medem cerca de 2 metros de diâmetro em sua fase adulta. Devido ao seu tamanho sua captura é dificil e seu veneno pode ferir humanos e outras formas de vida marinha.

A primeira vez que se registrou a chegada desses animais no Japão foi em 1920. As águas-vivas apareciam em um intervalo de aproximadamente 40 anos, mas desde 2002 elas tem aparecido anualmente, exceto no ano de 2008 onde curiosamente não houve nenhum registro desse fenômeno. Em 2005 foi registrado o maior pico de invasão com cerca de 300 a 500 milhões de animais, a indústria pesqueira registrou cerca de 100 mil casos de danos causadas pelas águas-vivas.

Empresas tem estudado maneiras de conter os prejuízos extraindo o colágeno das águas-vivas para o desenvolvimento de cosméticos e a utilização em produtos alimentícios.


asaki-ueji_footer