PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Home

A problemática situacão dos produtores de eventos no Japão

ticket

Por Marcelo Takahashi
Proprietário: Hunter’s Event Hall e Booze Support

A problemática situação dos produtores de eventos no Japão, agravou-se ainda mais com o cancelamento de outro evento brasileiro de nível nacional e internacional.

Classificado por profissionais da área como evento de grande porte, a desorganização e o cancelamento repentino da produtora em questão, traz obstáculos que dificultam ainda mais a produção de eventos artísticos e culturais, promovidos por empresas que trabalham seriamente com a devida ética e profissionalismo no mercado de eventos para dekasseguis.

Os bombardeios irônicos e incriminadores de artistas e cantores renomados no Brasil e no mundo, empresas patrocinadoras e público final, que foram ludibriados de várias formas por diversas produtoras de eventos no Japao ao longo dos anos, deixam claramente o descrédito na hora da negociação, fechamento de contrato, venda antecipada de ingressos e apoio solicitado em veículos de comunicação. Que infelizmente interferem diretamente na formação de uma comunidade carente de informações sócio culturais e artísticas.

As atrapalhadas e a pouca informação de alguns produtores de eventos na hora de solicitar o visto de trabalho específico junto a imigração japonesa, faz com que o órgão japonês passe a exigir inúmeros documentos de comprovação artística e comercial, e um tempo mais longo para a liberação do certificado de ilegibilidade, atrasando assim todo o processo para a realização, finalização e divulgação do evento.

Os prejuízos finaceiros e morais sofridos pelas empresas que patrocinaram, apoiaram ou mesmo se tornaram postos de vendas de ingressos antecipados, são também um grande ponto negativo para a concretização de um bom evento seja ele de grande, médio ou pequeno porte dentro da comunidade.

O cancelamento freqüente de eventos, faz com que a mídia no modo geral, tenha mais cautela com o envolvimento da empresa no evento o que acaba dificultando ainda mais as negociações e a rapidez na finalização do projeto.

As centenas ou talvez milhares de pessoas que sofreram prejuízo de alguma forma, seja ela na compra de ingresso antecipado, ou mesmo proprietários de barraquinhas e stand’s que além de absorverem os prejuízos com a perda de seus produtos ( na maioria das vezes perecíveis ), ficam sem o ressarcimento do aluguel ou ingresso, pago antecipadamente a produtora do evento, mesmo tendo sido cancelado oficialmente pela mesma. Isso faz com que cada vez menos ingressos sejam vendidos antecipadamente e crie pouco interesse de possíveis investidores em eventos para brasileiros.

É preciso lembrar que estes mesmos produtores fecham as portas para possíveis negociações.

Para proteger o seu dinheiro na hora da compra de ingresso antecipado ou investir capital em um evento de qualquer porte, preste atenção nas seguintes informações que devem constar obrigatóriamente no ingresso, contrato, flyer ou cartaz de propaganda:

- Título, data, hora, preço e informação de local
- Número de telefone comercial ( se constar apenas números de telefones celulares é possível que você esteja entrando em uma grande roubada ).
- A logomarca da empresa realizadora do evento deve estar sempre em primeiro plano ( nome de produtoras de eventos que nunca se ouviu falar no mercado de trabalho é outro item que possivelmente possa lhe dar uma grande dor de cabeça ).
- Ligue sempre para o número de informação e peça detalhes do tipo, quem é o reponsável da empresa e pelo evento, qual o tempo de duração, em caso de cancelamento como será o processo de ressarcimento do seu dinheiro, limite de idade e coisas do gênero. ( caso suas informações não sejam esclarecidas prontamente, fique atento ).
Uma outra dica é buscar o site de informações do evento e se possível informar-se do profile dos eventos realizados pela empresa que esta promovendo o evento que você deseja participar ( isso evita você levar um possível calote de produtores aventureiros ).
Considere uma produtora de eventos e que trabalha com ética, seriedade e profissionalismo no mercado quando:
- O ressarcimento do ingresso do evento cancelado é realizado até no máximo uma semana após o seu cancelamento, em alguns casos o tempo de devolução dos centros de vendas de ingressos antecipados japoneses demoram até quinze dias para fazer o estorno do valor do ingresso, já descontado as taxas de administração ( ou seja você não receberá o valor integral de volta ).
- Quando o cancelamento do evento for adiado ( com prévio aviso ), ou substituído por outro de igual forma e teor cultural.
- Quando a propaganda tem qualidade em design, informações completas e apoio de patrocinadores ou mídia conceituadas no mercado dekassegui ou japonês.

Ficando atento a esses itens você provavelmente estará comprando seu ingresso antecipado com menos risco de ser enganado, investindo em um evento mais seguro ou apoiando um evento sem medo de associar negativamente a marca da sua empresa.


asaki-ueji_footer