PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quarta, Dec 07th

Últimas atualizações01:06:59 PM JST

Você está aqui Nippon News Comunidade A partir de 08 de Julho de 2013, todos os estrangeiros terão direito ao JUKI CARD, cartão de identificação dos japoneses

A partir de 08 de Julho de 2013, todos os estrangeiros terão direito ao JUKI CARD, cartão de identificação dos japoneses

A-partir-de-08-de-Julho-de-2013-todos-os-estrangeiros-tero-direito-ao-JUKI-CARD-a-carteira-de-identificao-dos-japoneses

Com o objetivo de racionalizar a administração dos municípios e melhorar a convivência dos residentes estrangeiros, a Assembléia Nacional estabeleceu Emenda na Lei de Registro Residente Básico que estende aos estrangeiros  os serviços até então utilizados pelos japoneses. -

Com a alteração da “Lei de Registro Básico de Residente” e “Lei de Controle de Imigração e de Reconhecimento de Refugiados (Lei da Imigração)” foi abolida a Lei de Registro de Estrangeiros, e a Lei de Registro Básico de Residente passou a vigorar também aos estrangeiros.

As prefeituras e províncias vem divulgando a orientação em japonês. Ainda não encontramos informações em idioma português, acredito que mais algumas semanas, estas informações mais detalhadas já estarão à disposição da comunidade. Juki Card, saiba o que é e quais as vantagens de obter o cartão!

A homepage do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do governo japonês divulgou este comunidado:

A partir de 8 de julho de 2013, o Sistema da Rede do Livro de Registro Básico de Residentes
também será aplicado aos residentes estrangeiros.

O sistema da Rede do Livro de Registro Básico de Residentes é um sistema de uso comum nacional que permite a identificação pessoal, baseada na criação da Rede do Livro de Registro Básico de Residentes e que autentica as relações de residência, a fim de melhorar a comodidade dos moradores e contribuir para a racionalização da administração dos governos nacionais e locais.

Com o início da aplicação do Sistema da Rede do Livro de Registro Básico de Residentes, o Código do Atestado de Residência será registrado no Atestado de Residência dos residentes estrangeiros. E a partir de 8 de julho de 2013, o Código do Atestado de Residência será enviado pelo município de onde reside ao próprio residente.

O Código do Atestado de Residência é um número aleatório de 11 dígitos, essencial para a identificação pessoal de uso comum nacional, pelo Sistema da Rede do Livro de Registro Básico de Residentes.

A partir de 8 de julho de 2013, os residentes estrangeiros também poderão receber a
emissão do Cartão do Livro de Registro Básico de Residentes do município de onde reside.

O Cartão do Livro de Registro Básico de Residentes é um cartão de circuito integrado, com excelência em segurança. O “Cartão do Livro de Registro Básico de Residentes com foto” pode ser usado como um certificado público.

Exemplos do que será possível a partir de 8 de julho de 2013

Em alguns órgãos governamentais os procedimentos serão simplificados, tais como se tornar possível omitir a apresentação da cópia do Atestado de Residência.

Será possível receber a emissão (Obs.) da cópia do Atestado de Residência mesmo fora do município de onde reside. (Obs.):É necessário apresentar o Cartão do Livro de Registro Básico de Residentes ou o cartão de permanência, etc.

Pessoas com o Cartão do Livro de Registro Básico de Residentes emitido receberão tratamento especial para a notificação de entrada no município. É possível efetuar a notificação de saída por correio, etc., bastando se dirigir ao balcão competente da prefeitura para os trâmites de mudança, somente uma vez, no local de sua mudança.

Com o armazenamento do certificado digital no Cartão do Livro de Registro Básico de Residentes, é possível realizar solicitações de procedimentos administrativos pela internet, que necessitam de identificação por certificado digital.

Em alguns municípios, pessoas que receberam a emissão do Cartão do Livro de Registro Básico de Residentes poderão usufruir de serviços exclusivos dos municípios, tais como emissão de certificados em lojas de conveniências, etc.

E a partir de 08/JUL/2013, tornará possível também aos cidadãos estrangeiros, adquirirem o Cartão de Registro Básico de Residente/ Juki Card com foto ou sem foto.

♦ O Cartão Básico de Residente/Juki Card é diferente do Zairyu Card e poderá ser usado como documento de identificação no dia-a-dia.

♦ Todos os estrangeiros que fizerem a solicitação do Juki Card, poderão solicitar emissão do atestado de residência ou inkan shoumeisho nas lojas de conveniência a partir de 08/07/2013.

♦ Validade : 10 anos

♦ A solicitação de menores de 20 anos deverá ser feita através de procuração através de responsáveis.

♦ Custo: ¥500

♦ O cartão terá senha com 4 dígitos

Documentos necessários:

♦ Zairyu Card ou Gaikokujin Toroku Shomeisho, Alien Card.
♦ uma foto 3,5 X 4,5cm
♦ Menores de 20 anos, assinar procuração
♦ Dupla nacionalidade, apresentar Carteira de habilitação ou Carteira do Hoken ouo passaporte

*Emissão do Cartão Básico de Residente/Juki Card : Será possível emitir a partir de 08/JUL/2013, mas quanto aos detalhes, serão comunicados tão logo forem determinados.

Juki card com foto - syasinntukijyuukika-do

Juki Card com foto

juki card sem foto

Juki Card sem foto

http://www.soumu.go.jp/main_sosiki/jichi_gyousei/c-gyousei/pdf/121130_01.pdf

Fonte: Ministerio dos Assuntos interno e da Comunicação http://www.soumu.go.jp/main_sosiki/jichi_gyousei/c-gyousei/pdf/121130_01.pdf e http://juki-card.com/about/index.html

Acesse o blog Blog da Suriemu que contém diversas informações para os brasileiros que moram no Japão.


asaki-ueji_footer