PortalNippon = O seu conteúdo digital do Japão

Quinta, Aug 28th

Últimas atualizações10:15:25 PM JST

Você está aqui Entretenimento Cinema e TV Alguns filmes para 2012

Alguns filmes para 2012

dama-de-ferro

Atriz Meryl Streep,  no filme A Dama de Ferro com grandes chances de ganhar o Oscar

Pincelei filmes que estrearão ou já estrearam nesse ano de 2012. Alguns só aqui no Japão, outros só no Brasil, e a maioria nos dois países. Com todos os gostos, vamos ver se algum encaixa no seu:

Entre as principais estreias estão filmes candidatos a baterem a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria, como "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e "O Hobbit - Uma Jornada Inesperada" (ambos ligados a produções que já integram a lista), e os blockbusters de super-heróis "Os Vingadores" e "O Espetacular Homem-Aranha". Além disso, o ano tradicionalmente começa com lançamentos cotados para o Oscar, cuja cerimônia de entrega acontece dia 26 de fevereiro de 2012, em Los Angeles. A primeira leva na corrida pelas estatuetas tem "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, "J. Edgar", de Clint Eastwood, e "Os Descendentes", de Alexander Payne.

Entre os cults os destaques vão para "Drive", mistura de drama e ação estrelada por Ryan Gosling, o drama sexual "Shame", protagonizado por Michael Fassbender e "Carnage", primeiro filme de Roman Polanski após seu período em prisão domiciliar.

Entre os filmes do cinema nacional, a expectativa fica por conta de "Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios", que rendeu o prêmio de melhor atriz a Camila Pitanga no Festival do Rio, e de "Xingu", que retrata a saga dos irmãos Villas Bôas, idealizadores da reserva indígena. Giovanni Improtta, o filme , As aventuras de Agamenon, o repórterA Beira do Caminho  são candidatos a fazerem boa bilheteria nacional. 

Apesar de não figurar entre as produções brasileiras, o drama "360" traz o cineasta Fernando Meirelles no comando de estrelas internacionais como Jude Law, Anthony Hopkins e Rachel Weisz. Na trama, as implicações que ocorrem quando pessoas de diferentes classes sociais se envolvem fisicamente.

Enquanto a atriz Meryl Streep encarna a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro", Michelle Williams faz a musa do cinema Marilyn Monroe em "My Week With Marilyn". Ainda na seara dos personagens históricos, os atores Viggo Mortensen e Michael Fassbender interpretam os psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung em "Um Método Perigoso".

Dois destaques da lista de adaptações literárias são "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", de David Fincher, que tem como base o romance homônimo do autor sueco Stieg Larsson (já adaptado pelo cinema sueco), e "John Carter", produção da Disney baseado na ficção "Uma Princesa de Marte", de Edgar Rice Burroughs.

Lógico, há vários filmes que merecem ser citados. E pra você leitor do blog, qual filme aguarda? 

A Dama de Ferro 

O novo filme de Meryl Streep está entre os favoritos em indicações ao Oscar 2012. A atriz americana passou por uma completa caracterização para interpretar de forma polêmica a ex-ministra britânica Margaret Thatcher. Dirigido por Phyllida Lloyd, que trabalhou durante cinco anos na área de drama da BBC, o longa foi criticado por abordar de forma direta e destacar a "demência senil" da ex-premiê. O roteiro relata de forma emocionante a comovente história da primeira mulher a se tornar líder do Partido Conservador na Inglaterra. Quebrando preconceitos, o filme mostra uma atuação brilhante de Meryl, que representa com intensidade e dignidade a história de uma das mulheres mais importantes do Reino Unido. “A Dama de Ferro” estreia no circuito nacional no dia 3 de fevereiro e promete repetir o sucesso de bilheteria nos Estados Unidos e Inglaterra. Será que dessa vez Meryl Streep ganhará o Oscar?

Faroeste Caboclo

Os fãs da banda Legião Urbana estão ansiosos para a estreia do filme “Faroeste Caboclo”, adaptação da famosa canção de Renato Russo que conta a história de João do Santo Cristo. A música virou roteiro de cinema a partir da adaptação de Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus". O roteirista Marcos Bernstein também trabalhou na adaptação. Para retratar a difícil vida no Planalto Central, o diretor do longa, René Sampaio, retratou o cenário juvenil de Brasília nos anos 80. O elenco reúne Fabrício Boliveira como João do Santo Cristo, Felipe Abib como Jeremias, Ísis Valverde como Maria Lúcia e César Trancoso como Pablo. Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, faz uma participação especial. O filme será lançado em meados de 2012, ainda sem data oficial divulgada.

Os Vingadores

Continuando as épicas aventuras cinematográficas iniciadas por Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador, The Avengers – Os Vingadores da Marvel é uma reunião de super-heróis inédita. O filme começa quando um inimigo inesperado surge ameaçando a segurança global, Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da agência internacional de paz conhecido como SHIELD, recruta uma equipe para livrar o mundo de uma possível destruição: Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson). O longa será o primeiro filme da Marvel distribuído pela Walt Disney Pictures. A grande reunião das maiores forças dos quadrinhos estreia no dia 27 de abril.

ALWAYS Sanchome no Yuhi 64

Baseado no mangá de Ryohei Saigan, "ALWAYS San-chome no Yuhi ‘64" se passa no ano das Olimpíadas de Verão de Tokyo e apresenta uma vesão nostálgica de uma vizinhança movimentada durante a pós-ocupação do Japão. Os dois primeiros filmes (2005 e 2007) retrataram o final dos anos 50. O pulo para 1i64 não está no original do mangá, mas Saigan assinou o novo filme e até mesmo adicionou algumas de suas idéias para o cinema. Dirigido por Yamazaki Takashi, no elenco estão Horikita Maki, Yoshioka Hidetaka, Tsutsumi Shinichi, Koyuki, Miura Tomokaza e Yakushimaru Hiroko. O longa é o primeiro da trilogia a ser exibido em 3D.         

BOKURA GA  ITA

Baseado no mangá de Obata Yuki, será divido em duas partes, a primeira prevista para estrear em Tokyo em 17 de março e a segunda para 21 de abril . No elenco Ikuta Toma, Yoshitaka Yuriko, Motokariya Yurika e Takaoka Sousuke.

Sinópse: Takahashi Nanami (Yoshitaka Yuriko) acaba de ingressar no colegial e conhece Yano Motoharu (Ikuta Toma), o garoto mais popular, porém com vários rumores a seu respeito. Nanami se apaixona por Yano e descobre que sua ex-namorada (também chamava Nanami) morreu no verão passado em um acidente de carro.

Mais detalhes, no Blog Daniel Miyagi


Daniel MiyagiDaniel Miyagi
Morando desde o final de outubro de 2001 no Japão. Atualmente vive em Kawaguchi, província de Saitama. Possui o blog danielmiyagi.blogspot.com
flavia_footer